14 FEV 2023

9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral se aproxima

Encontro acontece em espírito de participação e comunhão de 3 a 5 de março

A Arquidiocese de Santarém está em preparação para vivenciar sua 9ª Assembleia de Pastoral. Será na Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal, de 3 a 5 de março, deste ano. Esse momento de participação e comunhão traz o tema “Caminhando com Jesus, reaquecemos o coração e fazemos comunhão para a missão”. Como fontes de iluminação, é proposto à Assembleia o Evangelho de São Lucas, capítulo 24, versículos de 13 a 35, que enfatiza os discípulos de Emaús, e a Exortação Apostólica do Papa Francisco “Querida Amazônia”.

Segundo o Diretório Arquidiocesano, a Assembleia de Pastoral tem a função de “definir o objetivo geral, as diretrizes e as prioridades da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Santarém".

O acolhimento para a realização da 9ª Assembleia ocorreu no Conselho Arquidiocesano de Pastoral ocorrido nos dias 11 e 12 de março de 2022. Logo após, em 22 de abril, o Arcebispo Metropolitano Dom Irineu Roman enviou uma carta convocando o povo de Deus da arquidiocese para a assembleia: “Assim como Jesus que, juntamente com seus discípulos, avaliava sua missão, nós também, enquanto Igreja, queremos avaliar, renovar e atualizar essa obra missionária”, diz o metropolita na carta.

Na Assembleia participam o bispo, os padres, os (as) religiosos e religiosas, os (as) leigos e leigas desta Igreja Particular, conforme orienta o Diretório Arquidiocesano.

Passos para a 9ª Assembleia

Algumas etapas são realizadas para acontecer a Assembleia Arquidiocesana envolvendo o povo de Deus desta Igreja Particular. Cada paróquia e área pastoral promoveu a sua assembleia, seguindo uma cartilha de orientação preparada pela Equipe de Conteúdo da Assembleia. Depois, aconteceram as Assembleias das Regiões Pastorais, também seguindo as orientações de uma outra cartilha elaborada pela referida equipe.

O objetivo da Assembleia Paroquial foi rever e avaliar a organização e a ação pastoral confrontando essa avaliação com a síntese da consulta sinodal (Escuta ocorrida nas paróquias e áreas da arquidiocese. A síntese dessa consulta contribuirá no Sínodo dos Bispos deste ano, no Vaticano). Quanto às Assembleias Regionais, elas reuniram as paróquias e áreas da região para ver e refletir o resultado das assembleias paroquiais;  avaliar a ação pastoral a partir do plano de pastoral existente na Arquidiocese e da experiência da pandemia, à luz da experiência dos discípulos de Emaús, das Diretrizes Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e das conclusões do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, realizado em Santarém ano passado.

A partir das conclusões de cada Assembleia Regional, foi elaborado um documento base que norteará os debates e discussões durante a 9ª Assembleia Arquidiocesana e, assim, definir o objetivo geral, as prioridades pastorais e as novas diretrizes da ação evangelizadora desta Igreja Particular para os próximos anos.

A última Assembleia de Pastoral foi realizada de 15 a 18 de maio de 2014, no Seminário São Pio X.

Texto: Pascom Arquidiocesana