23 NOV 2022

Cáritas: Santarém recebe visita para o Plano Advocacy Projeto “Içá-Ação e Proteção”

Advogadas se reúnem com parceiros da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente na sala da Cáritas. Foto: Ascom Arquidiocese

A Arquidiocese de Santarém recebeu nos dias 19 e 22 de novembro duas advogadas da Cáritas do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para a construção do Plano Advocacy Projeto “Içá-Ação e Proteção”. Nos dias 20 e 21, elas estiveram na Diocese de Óbidos realizando a mesma iniciativa.

A metodologia de criação desse plano prezou pela construção coletiva, horizontal e territorial. Por esse motivo, as advogadas Verônica de Araújo e Suzany Brasil têm viajado por várias cidades do regional, onde o Projeto atua, para escuta ativa e visita as instituições de proteção das crianças e adolescentes.

Reunião aborda Plano Advocacy Projeto “Içá-Ação e Proteção. Foto: Ascom Arquidiocese

Em Santarém, no dia 19, elas reuniram-se com adolescentes, que contou com a presença do coordenador arquidiocesano da Pastoral do Menor, padre Eugênio Venzon, e do pároco da Paróquia São Mateus, na grande área do Maracanã, padre Arilson Lima, e com agentes voluntários da Cáritas Arquidiocesana. Já no dia 22, as advogadas estiveram reunidas com instituições parceiras da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, no Centro Arquidiocesano de Pastoral. Esse encontro contou com a presença do coordenador arquidiocesano das Pastorais Sociais, padre Luiz Carlos Fernandes; da coordenadora arquidiocesana do Setor de Projetos, Francely Brandão; da psicóloga da Arquidiocese, Rita Guimarães; quatro voluntários da Cáritas; um membro do Conselho Tutelar 01; um membro do Conselho Municipal de Saúde e um representante da Polícia Militar (sobre a Ronda Escolar).

O projeto “Içá Ação e Proteção” busca contribuir para o enfrentamento do tráfico, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na Arquidiocese de Santarém ele é realizado desde 2017.

Verônica (ao centro) esclarece sobre o plano. Foto: Ascom Arquidiocese

Saiba mais:Cáritas Arquidiocesana faz prestação de contas do projeto “Içá Ação e Proteção”