20 NOV 2022

Fé e emoção marcam retorno do Círio das Crianças às ruas de Santarém

Os pequenos devotos caminharam vestidos de anjos, segurando a corda, rezando e cantando em louvor à Maria.

Por Setor 01 – Diretoria de Comunicação/Equipe de Imprensa

Pequenos cordeiros. Foto: Setor 01 - Diretoria de Comunicação/Equipe de Fotografia

Centenas de crianças, acompanhadas de pais e responsáveis caminharam na manhã deste domingo (20) no 16º Círio das Crianças. A caminhada saiu da igreja de Nossa Senhora das Graças e percorreu ruas do centro da cidade até à Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana, onde foi celebrada a missa de encerramento.

O Círio das crianças marcou o retorno das caminhadas pelas ruas de Santarém, após dois anos da pandemia da Covid-19. Foi um momento de fé, devoção e emoção. Em cada rosto se via a alegria de poder estar novamente nas ruas rendendo homenagens à Mãe de Jesus.

Momento de agradecimento. Foto: Setor 01 - Diretoria de Comunicação/Equipe de Fotografia

Os pequenos devotos demostram de diversas formas seu amor e agradecimento. Caminharam vestidos de anjos, segurando a corda que protegia a berlinda com a Imagem, rezaram e cantaram em louvor à Maria.

Derlane Feleol Cardoso, da comunidade São Francisco no bairro do Caranazal, que levou seu filho Nicolas ao Círio, afirmou que se sentiu muito orgulhosa com esse retorno. “Nós nos sentimos muito orgulhosos com esse retorno do Círio. Ficamos dois anos sem poder fazer essa caminhada com Nossa Senhora da Conceição, e hoje estou me sentindo muito orgulhosa do filho Nicolas, que está aqui com a imagem do Anjo Gabriel, que é o anjo da cura em homenagem a seu primo que faleceu em 2021, e pedindo a intercessão de Nossa Senhora junto a Deus a cura de todas as crianças do mundo”, declarou.

Missa após a chegada do Círio das Crianças. Foto: Setor 01 - Diretoria de Comunicação/Equipe de Fotografia

Jerlane de Jesus, mãe do pequeno Arthur de 3 anos, veio de outra cidade para participar do Círio das Crianças, e declarou que ficou muito emocionada. “Eu fiquei muito emocionada, porque meu filho passou mal e fiz uma promessa, e ele ficou bom. Hoje estamos aqui para cumprir essa promessa”, afirmou.

Alessandra Alves Feijão veio com o esposo e a filha de Oriximiná para participar do Círio em agradecimento pela saúde de sua filha Nicole de 7 anos, que aos cinco anos foi submetida a uma cirurgia no cérebro desenganada pela medicina.

A mãe conta que a criança teve um sonho com Nossa Senhora. “A Nicole teve um sonho com Nossa Senhora, onde Ela dizia que não era para Nicole ter medo, que ela não ia sentir dor nenhuma porque Jesus e Maria estariam com ela. Viemos para Santarém, nossa filha passou por várias cirurgias. Uma das cirurgias foi de 9 da manhã às 21 horas, e ela perdeu os movimentos e ficou sem falar, e hoje nós viemos aqui em agradecimento. Nicole veio andando dentro da corda com a gente, ao nosso lado. Ela está dando pequenos passos, ainda falta um pouco de equilíbrio, mas eu tenho fé em Deus que logo vai estar andando sozinha”, afirmou Alessandra, emocionada.

Alessandra disse ainda, que se sentia muito feliz por estar na Igreja, onde ela pediu a Intercessão de Nossa Senhora para a cura de sua filha, a qual considera um milagre. Nicole, aproveitou o momento para dizer que a Mãe de Jesus é uma alegria em sua vida. “Eu tô curada, graças a Deus”.

Dom Irineu Roman, padre Sidney Canto e padre Ruy Barbosa. Foto: Setor 01 - Diretoria de Comunicação/Equipe de Fotografia

O Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, viveu a primeira experiência no Círio das Crianças. “Foi uma primeira experiência de viver e ver como acontece o Círio das Crianças aqui em Santarém, porque eu não tinha visto devido a pandemia. Eu vi que é um evento de grande envergadura, que mobiliza de fato toda a sociedade santarena, que se reúne e caminha ao redor de Nossa Senhora Imaculada Conceição, e que é de fato um evento voltado para as crianças. Foi de fato um Círio para a gente aplaudir”, declarou.

Padre Ruy Barbosa, diretor da festa, afirmou que é a primeira vez que participa como diretoria e que ficou surpreso com a quantidade de famílias que levaram seus filhos para participar. “Ficamos surpresos até com a quantidade de peregrinos, de devotos e devotas, principalmente a presença das crianças na corda, vestidas de anjos, trazendo imagem de Nossa Senhora, acompanhada dos pais e responsáveis”, assegurou.

O diretor da festa disse ainda, que a avaliação é muito boa pela participação, pela devoção, pela unidade e comunhão fraterna entre todos.  “Mas do que dizer que foi positivo, o Círio das Crianças foi uma bênção. Que Nossa Senhora da Conceição, junto a seu filho Jesus, continue abençoando toda a comunidade santarena, em especial, os pequeninos, prediletos de Nosso Senhor, que são as crianças”, finalizou.

A programação continua durante a semana com romarias, recital, trasladação e o tão esperado Círio no próximo domingo (27).