14 NOV 2022

Arcebispo de Santarém participa do 18º Congresso Eucarístico Nacional

Dom Irineu Roman e Dom Teodoro Tavares, bispo da Diocese de Ponta de Pedras (PA). Foto: Arquivo Pessoal - Dom Irineu

O Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, participa do 18º Congresso Eucarístico Nacional que acontece de 11 a 15 de novembro em Recife (PE). O encontro traz o tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. Na programação tem Celebrações Eucarísticas, confissões, Feira Católica, Exposição “Testemunhos de Santidade”, Exposição das Pastorais Sociais, Simpósio Teológico (conferências, oficinas e catequeses públicas), Momento Mariano, Vigília das Juventudes, apresentações musicais e culturais.

Dom Irineu destaca como tem sido sua vivência neste encontro. “O 18º Congresso Eucarístico Nacional está sendo muito bom. Dom Antônio Marto, bispo emérito de Leiria, em Portugal, é o Legado Pontifício, enviado do Papa Francisco, que presidiu a missa campal de abertura na sexta-feira à noite no Centro Eventos de Pernambuco. Todos os dias, na parte da manhã, realiza-se o Simpósio Teológico no Centro de Eventos, com várias oficinas temáticas a partir do tema e do lema. Os congressistas, inclusive, nós bispos, estamos hospedados nas 150 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife”, detalhou.

Dom Antônio de Assis, bispo auxiliar de Belém (PA), Dom Teodoro e Dom Irineu. Foto: Arquivo Pessoal - Dom Irineu

Ainda de acordo com Dom Irineu, os bispos estão presidindo celebrações nas paróquias onde estão hospedados, pela noite (de sábado a segunda-feira). No domingo (13) teve Primeira Comunhão Eucarística nas Paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife.

O Arcebispo ressalta a programação de encerramento do Congresso Eucarístico Nacional. “O Congresso termina nesta terça-feira à tarde com uma celebração e a inauguração da Casa do Pão, obra de caridade, fruto deste Congresso, para atender, particularmente, o povo da rua”, informou Dom Irineu.

Sobre os Congressos

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo com o propósito de professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade.

O Primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu em 1933 na Arquidiocese de São Salvador, estado da Bahia.

A região amazônica já sediou três Congressos Eucarísticos: dois em Belém, no estado do Pará (1953 – 6º Congresso e 2016 – 17º Congresso), e um em Manaus, no estado do Amazonas (1975 – 9º Congresso).

Clique AQUI e confira a programação detalhada do Congresso.

Com informações do Portal Cen2020