11 NOV 2022

Cáritas Arquidiocesana faz prestação de contas do projeto “Içá Ação e Proteção”

Encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 10. Foto: Cáritas Santarém

A Cáritas da Arquidiocese de Santarém realizou de 09 a 11 de novembro uma programação de prestação de contas de suas ações do projeto “Içá Ação e Proteção”, que tem o objetivo contribuir para o enfrentamento do tráfico, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O projeto é realizado em toda a Amazônia brasileira, e a arquidiocese é parte desta rede de apoio desde 2017.

A programação em Santarém contou com a visita de duas representantes da Cáritas Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Norte 2, a assessora e colegiada Keila Giffoni, e a contadora Fabiane Colares; e de dois representantes da Cáritas da Alemanha, a administradora financeira Letícia Fernandes e o consultor financeiro Rodrigo Duque.

O objetivo da visita foi realizar a verificação in loco da execução do projeto, especialmente no que tange a gestão administrativa. Também de fornecer orientação e formação para a equipe da Cáritas local quanto aos procedimentos administrativos aplicados para o projeto, com intuito de melhoria dos procedimentos e capacitação da equipe. Essa visita também ocorre em outras dioceses e prelazias que realizam o projeto.

Fabiane, Dom Irineu, Keila e Francely. Foto: Cáritas Santarém

No dia 09, quarta-feira, as representantes do Regional Norte 2 estiveram reunidas com o Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman. Esse momento contou com a presença da coordenadora de projetos da arquidiocese, Francely Brandão, que esteve à frente da Cáritas de 2017 até o início deste ano.

No dia 10, pela manhã, no auditório da Catedral Metropolitana, ocorreu a exposição da síntese do projeto “Içá Ação e Proteção realizado” desenvolvido no período 2017 a 2022 na arquidiocese, e contou com a presença das representantes do Norte 2, de diversos voluntários da Cáritas arquidiocesana, de padres, de colaboradores da Cúria e do Centro Arquidiocesano de Pastoral. Este encontro foi uma oportunidade para visualizar onde estão sendo realizadas as atividades e quais as linhas de ação do projeto que estão sendo executadas. Pela tarde, houve um encontro mais restrito com os representantes das instituições envolvidas.

Apresentação do projeto "Içá Ação e Proteção". Foto: Cáritas

A Cáritas Alemã é responsável em financiar o projeto. A presença dos dois consultores foi para conhecer as ações e realizar uma auditoria dos trabalhos desenvolvidos.  Eles ficaram em Santarém até a manhã desta sexta-feira, 11.

O pedagogo voluntário da Cáritas Arquidiocesana, Kennedy Harilal, fez a apresentação da síntese do projeto. “A proposta foi de contar a atuação do projeto durante esses primeiros seis anos. Os voluntários fizeram uma linha do tempo desde 2017, mostrando os dados, quantas crianças foram atendidas, quais foram as atividades realizadas, como se fosse uma prestação de contas desses seis anos. Até porque neste ano de 2022 a gente fecha um ciclo desse projeto. Para o próximo triênio nós temos uma outra execução para o projeto, mas precisamos fechar essa etapa agora”, esclareceu. Harilal acrescentou que o projeto “Içá Ação e Proteção” além de acontecer no estado do Pará, ele também é desenvolvido nos estados do Amazonas, Sergipe e Bahia. “No estado do Pará são nove municípios atendidos por esse projeto. É uma ação em rede, uma parceria em conjunto”, acrescentou.

Reunião com representantes da Cáritas Norte 2 e Cáritas Alemã. Foto: Pascom Santarém

A assessora regional e colegiada da Cáritas Brasileira Regional Norte II, Keila Giffoni, que também acompanha o monitoramento e avaliações, parabeniza a Cáritas de Santarém pelas ações desenvolvidas ao longo de 2017 a 2022. “A Cáritas em Santarém executa o projeto Içá Ação e Proteção, que é um projeto de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, esse projeto está chegando ao final de seis anos. Então, um momento muito importante, que a gente percebeu a maturidade da equipe, a capacidade de mobilização, de articulação, junto com a rede de proteção. Tem um grupo de voluntariado muito forte”, destacou. Keila ainda acrescentou ter observado o engajamento e o compromisso dos envolvidos no projeto. “Gratidão a todas essas pessoas que fazem parte, são a Cáritas aqui [Arquidiocese], e são Igreja, porque a Cáritas é um organismo da Igreja Católica, um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem essa missão de ser esse braço social, de atuar junto com as pastorais sociais”, ressaltou.

Cáritas Alemã e Norte 2 avaliando as contas. Fotos Cáritas Santarém

Projeto Içá Ação e Proteção em Santarém

Este projeto busca contribuir na proteção, defesa e efetivação de direitos para o enfrentamento do tráfico, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na Amazônia em quatro eixos: prevenção; atenção/atendimento, defesa e responsabilização; participação e protagonismo; e comunicação (divulgação dos trabalhos desenvolvidos).

Encontro formativo do projeto Içá Ação e Proteção. Foto: Arquivo Cáritas Arquidiocesana

Na Arquidiocese de Santarém, o projeto atendeu crianças e adolescentes indígenas, quilombolas, ribeirinhas, da área urbana e do planalto. De acordo com Francely Brandão, o projeto atendeu aproximadamente 20 mil pessoas, de 2017 a 2022.

Das inúmeras ações, foram realizadas teatro, danças, palestras e rodas de conversas a respeito de prevenção e proteção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; reuniões para planejamentos; animação e organização de Grupos de Economia Popular Solidária para famílias acompanhadas pelo projeto, na perspectiva do Bem Viver.

Crianças e adolescentes em encontro formativo da Cáritas Arquidiocesana. Foto: Arquivo Cáritas Arquidiocesana