09 SET 2022

Olhar pelos pobres e pela Amazônia, exorta o Papa aos bispos da América Latina

Andressa Collet - Vatican News


Image title

Bispos brasileiros na Basilica de São Pedro, antes da audiência com o Papa Francisco. Foto: Vatican News


O Papa Francisco foi quem fez o fechamento do curso de formação para os novos bispos promovido pelo Dicastério para os Bispos que começou ainda no início de setembro. Na manhã desta quinta-feira (8) na Sala Clementina, no Vaticano, o Pontífice recebeu 155 prelados para a audiência. Não teve discurso escrito, mas uma conversa que, segundo o bispo auxiliar de São Paulo, dom Angelo Ademir Mezzari, durou mais de uma hora e meia. O Pontífice acolheu o grupo com uma mensagem e depois "queria mesmo era ouvir o testemunho" de alguns e, assim, abriu o espaço para a palavra:

"Começou 10h20 e foi até o meio-dia com o Angelus: então, praticamente 1h40 de diálogo. A cada pergunta ou comentário dos bispos de várias áreas, ele fazia as suas exortações. Foi muito fraterno e tratou de vários temas ligados aos desafios de hoje dos bispos. E, no final, ainda quis saudar um por um: imagina mais de 150 bispos!"

A preocupação com os pobres e a Amazônia

Dom Valentim Fagundes de Meneses, bispo da cidade de Balsas, no Maranhão, também teve a "grande oportunidade" de se encontrar mais uma vez com o Papa Francisco e contou ao Vatican News sobre a audiência no Vaticano, um momento para "se alimentar da sabedoria de um homem de Deus". O prelado disse ver o Pontífice "como uma pessoa como nós, porém, com uma escuta muito atenta do Espírito" e, por isso, pôde "alimentar muito" os 155 bispos de recente nomeação de várias partes do mundo que participaram do encontro, sobretudo, daqueles da América Latina e especialmente provenientes da Amazônia, já que novamente exortou a preocupação com os últimos:

“Não é para nos esquecermos da proximidade com os pobres, e para assumirmos que tudo está interligado e tudo necessita do cuidado neste planeta.”

11 bispos do Brasil

Dos bispos que estiveram na formação, 11 são provenientes do Brasil, um deles é dom Jesús María López Mauleón (bispo prelado do Alto Xingú-Tucumã), que faz parte da Província Eclesiástica de Santarém.  Os demais são: Dom Angelo Ademir Mezzari (auxiliar de São Paulo); dom Adimir Mazzalli (de Erechim/RS);  dom Célio Calixto (auxiliar do Rio de Janeiro); dom Roberto José da Silva (de Janaúba/MG); dom Dilmo Campos (auxiliar de Anápolis/GO); dom Lindomar Rocha Mota (de São Luiz de Montes Belos/GO); dom Giovani Carlos Caldas Barroca (de Uruaçu/GO); dom Jeová Elias Ferreira (de Goiás/GO); dom Hernaldo Farias (de Bonfim/BA); dom Valentim Fagundes de Meneses (de Balsas/MA). 

Image title

Os 11 bispos provenientes do Brasil na formação no Vaticano. Dom Jesús é o terceiro (da esquerda para a direita) da primeira fila. Foto: Vatican News.


Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top