31 AGO 2022

Grito dos Excluídos e Excluídas 2022 é realizado no dia 7 de setembro em Santarém

Com o tema “Vida em primeiro lugar!” e o lema “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?”, no dia 7 de setembro ocorre a 28ª edição dos Gritos dos Excluídos e Excluídas na cidade de Santarém. A programação será na Praça da Matriz, das 17h30 às 20h. O ato é uma realização das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Santarém, em parceria com entidades e movimentos sociais.

O Grito não sairá em caminhada pelas ruas de Santarém, mas terá uma programação com apresentações musicais e culturais, abordagem de temáticas pertinentes, como a contaminação do Rio Tapajós pelo serviço de garimpagem; a exploração dos minérios; a invasão de terras indígenas; a preocupação do aumento de casos de suicídios, em especial de jovens, dentre outros.

O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Valdeci Santos Mendes - Bispo de Brejo (MA), enviou no último dia 23 de agosto uma Carta de Apoio ao 28º Grito dos Excluídos e das Excluídas (AQUI), e explica que o tema “Vida em primeiro lugar”, que é permanente, faz uma convocação para “ações efetivas em defesa de todas as formas de vida que se encontram ameaçadas”.

Ainda na carta, Dom Mendes destaca que o lema do 28º Grito faz um convite “a refletir sobre este Brasil dependente ‘Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?’ Queremos que os rostos e gritos de todas as realidades sejam vistos e ouvidos! E que, num grande Mutirão pela Vida, somado aos mutirões da 6ª Semana Social Brasileira, mobilizados pelas Igrejas, pastorais, organismos, movimentos populares e pessoas de boa vontade, possamos defender e garantir os direitos dos pobres e marginalizados.”

Ao final da carta, Dom Mendes convida as pessoas a apoiarem e a assumirem o 28º Grito, seja na instância local, regional e nacional. “Que o Grito desperte em nós indignação contra toda forma de injustiça e nos fortaleça na construção do Reino de Deus que começa aqui agora e na luta pelo Bem Viver e da Terra Sem Males”, finalizou.

O Grito – Origem

O Grito dos Excluídos e Excluídas é fruto da Campanha da Fraternidade de 1995. Na época, a CF destacou o tema “Fraternidade e os excluídos” e o lema “Eras tu, Senhor?”. Na carta assinada por Dom Mendes, esclarece que: “A 34ª Assembleia Geral da CNBB, em 1996, realizada em Itaici/SP, assume que ‘o Grito dos Excluídos será celebrado anualmente, em nível nacional, no dia 07 de setembro, retomando preferentemente o tema da Campanha da Fraternidade’ (Documentos da CNBB 56, nº 129)."