29 JUL 2022

Mês das Vocações 2022: Arquidiocese organiza programação especial

A Igreja no Brasil dedica o mês de Agosto para celebrar as Vocações e, por isso, a Arquidiocese de Santarém convida os fiéis a vivenciarem e a festejarem o Mês Vocacional 2022, com uma programação especial conforme carta – convite divulgada nesta sexta-feira, 29. (Clique AQUI e confira a carta na íntegra).

O Mês das Vocações deste ano traz o tema “Cristo Vive, somos suas testemunhas”, e o lema “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18), ambos apresentados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “O anúncio pascal da presença constante do Cristo Mestre e Senhor entre nós é o maior entusiasmo para o seguimento e o fôlego do nosso chamado”, diz a carta.

Confira abaixo a programação dos Mês das Vocações 2022 da Arquidiocese, organizado pelo Serviço de Animação Vocacional:

01/08 = Renovação dos Votos da Irmã Cássia Emily e abertura do Mês Vocacional

Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Fátima

19/08 = Missa de Instituição do Acolitato dos seminaristas Rafael Luiz e Ruan Patrick

Horário: 18h30 (A celebração estava agendada para ocorrer às 19h30, mas a coordenação antecipou.)

Local: Seminário São Pio X

25/08 = Hora Santa Vocacional

Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento pelas vocações.

Horário: 19h30min

Local: Comunidade São Miguel Arcanjo, bairro Pérola do Maicá

27/08 = Convocação Jovem

Local: Ginásio do Colégio Santa Clara

Hora Santa Vocacional

Ainda de acordo com a carta, “para a ‘Hora Santa Vocacional’, convocamos todas as áreas, comunidades e paróquias para um momento de oração pelas vocações no mesmo horário, simultaneamente”. A coordenação irá disponibilizar um roteiro.

Convocação Jovem

Em relação ao evento “Convocação Jovem”, a ser realizado no dia 27 de agosto, as comunidades, áreas pastorais e paróquias da área urbana de Santarém são motivadas a mobilizarem especialmente os jovens. Sugere-se na carta o frete de ônibus ou outra maneira que possa garantir a presença da juventude nesta programação.

Vocações celebradas em agosto

A Igreja celebra no mês de agosto as seguintes vocações: primeiro domingo - Vocação para o Ministério Ordenado (sacerdotes e diáconos); segundo domingo - Vocação para a Vida em Família (com atenção especial aos pais); terceiro domingo – Vocação para a Vida Consagrada (religiosos e religiosas); quarto domingo – Vocações Leigas (catequistas e animadores de comunidades).