03 ABR 2022

Arquidiocese de Santarém anuncia tema das festividades de Nossa Senhora da Conceição 2022

Image titleMaria Imaculada, ensina-nos a caminhar em comunhão com a igreja’. Esse é o tema da Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da arquidiocese de Santarém, para o ano de 2022. O anúncio foi feito na noite deste domingo (03) durante celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Irineu Roman, na Catedral Metropolitana de Santarém.

A temática acolhida nasceu a partir de dois momentos importantes vivenciados pela Igreja Católica: A Campanha da Fraternidade 2022, que reforça a importância da educação, e o Sínodo convocado pelo Santo Papa. “Neste sentido, a Igreja, vivenciando a realização do seu Sínodo Arquidiocesano, volta-se para Maria Imaculada como ‘Mãe e Mestra' que nos ensina o caminho da comunhão com a Igreja”.

“A palavra Sínodo significa caminhar juntos, de modo que nós queremos então caminhar com a Imaculada, com Nossa Senhora da Conceição para construir comunhão, unidades, como irmãos Irmãs em busca de uma Fraternidade de uma unidade maior, digamos assim nossa Arquidiocese de Santarém. Então essa temática, ela visa justamente fazer com que todas as nossas cidades que pertencem a que a região da província da arquidiocese de Santarém também estejam Unidas nesse processo do Nossos Círio da Conceição de 2022, por isso escolhemos Maria imaculada ensina-nos a caminhar em comunhão com a igreja, porque a igreja Somos Todos nós e nós queremos construir uma igreja cada vez mais unida, mais que comunhão e participação, onde clero, religiosos, religiosas, leigos e leigas, todos os que fazem parte desse caminho Sinodal possam estar Unidos em torno desse objetivo dessa temática”, declarou Dom Irineu.

Essas reflexões devem ser reforçadas nas peregrinações em residências, instituições públicas e privadas a partir do mês de agosto, quando ocorrerá as visitas das imagens peregrinas.

De acordo com o Pe. Sidney Canto, Diretor Assistente, a temática nos lembra o papel principal de Maria na instituição da igreja e no anuncio do evangelho. “Maria é mãe de Jesus, mas Maria também é educadora de Jesus. E nesse sentido, nós somos convidados este ano a acolher Nossa Senhora que vem visitar nossas famílias, que visita também as instituições da nossa Arquidiocese, como esta mãe e educadora. [...] Façam tudo o que ele vos disser! E fazer tudo que Jesus diz é estar em comunhão com Evangelho de Cristo. E está em comunhão com o evangelho de Cristo, é estar em comunhão com a Igreja de Cristo, que é anunciadora do evangelho”, enfatizou o Pe. Sidney.

Em virtude da pandemia da Covid-19, por dois anos as festividades foram adaptadas. Diante do novo decreto publicado no último dia 25 de março, queImage title atualiza os protocolos sanitários na arquidiocese, foi possível também reorganizar o cronograma de atividades. “Nós estamos com uma expectativa em que a o quadro da pandemia diminua, a maioria da população já vacinada com flexibilidade a nível de poder realizar as nossas atividades externas e isso faz com que possamos com um novo cronograma com as etapas já direcionadas e a nova organização poder realizar com mais empenho,  planejamento as nossas atividades religiosas, celebrações, procissões, novenas, e o próprio círio, as nossas caminhadas, as nossas atividades tudo de maneira mais intensa, pontuou Pe. Ruy Barbosa, Diretor Geral da Festa.

Durante a celebração foi apresentado ainda o organograma da diretoria da festa, bem como, atividades previstas para o decorrer do ano.  

Em 2021, a arquidiocese reformulou toda a estrutura da festividade de Nossa Senhora da Conceição. Foi criada uma diretoria responsável pelas atividades, programação e Círio. Esta ficou dividida da seguinte maneira: Dom Irineu Roman (Diretor Presidente), Pe. Ruy Barbosa (Diretor Geral), Pe. Sidney Canto (Diretor Assistente) e Amauri e Massaraí Aguiar (Casal coordenador da festa). O organograma conta também com 7 setores: Comunicação; Recursos, contabilidade e Projetos; Evangelização e Liturgia; Romarias e Procissões; Eventos Culturais; Publicidade e Marketing; Infraestrutura, Ornamentação e Patrimônio.

Amauri Aguiar, Coordenador da festa, salienta que a nova estrutura foi criada com o intuito de ajudar a Arquidiocese nesse novo processo. “A diretoria está no seu segundo ano. Tem nessa composição uma representação bem ampla de todos os católicos envolvidos de comunidade, de igreja, da sociedade também. [...] Que esse ano a gente consiga difundir mais, divulgar mais a nossa festividade, elevando o nome de Nossa Senhora, elevando a Jesus cada dia mais para que a população católica possa sentir a presença viva dentro das suas casas”, destacou Amauri.

Dom Irineu Roman, convoca todos os fiéis católicos e forças vivas da arquidiocese de Santarém para o círio 2022.Em primeiro lugar eu gostaria de convocar a todas as forças vivas da nossa arquidiocese a fazerem parte desse processo do Círio 2022.  Então, nós queremos agora fazer com que todas as pessoas de uma forma normal, como era nos anos anteriores, mas de uma forma diferente, porque nenhum filho é igual, todos são diferentes, mas que a gente possa voltar, de fato, a fazer o círio como era costume fazer. A minha mensagem é que todos criem ânimo, coragem, tenham muita fé, muita esperança no seu coração, porque esse ano o círio será de fato muito positivo, será diferente com a participação e a comunhão de todo o povo”.

Diversas atividades estão previstas para o decorrer do ano. Lembrando que desde 2021, as peregrinações também acontecem nas comunidades e áreas pastorais. Ou seja, imagens são enviadas para que cada setor faça o seu momento de agradecimento, acolhida e comunhão com nossa Senhora da Conceição.

Doação do manto

Diretoria da festa lança edital para doação do manto. Confira no vídeo o casal coordenador explicando a novidade.

Você também pode ouvir (e baixar) as entrevistas com membros Diretoria da Festa.


Dom Irineu Roman 1 – Clique AQUI

Dom Irineu Roman 2 – Clique AQUI

Padre Ruy Barbosa – Clique AQUI

Padre Sidney Canto – Clique AQUI

Amauri e Massaraí Aguiar – Clique AQUI



Jéssica Santos e Joelma Viana – Equipe de Imprensa

Sabrina di Paula - Diretora de Comunicação da Festa

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top