25 MAR 2022

Arquidiocese emite novo protocolo de segurança no contexto da pandemia da Covid-19

Nesta sexta-feira, 25, a Arquidiocese de Santarém emitiu uma nova atualização do Protocolo de Segurança no contexto da pandemia da Covid-19 e orientações para a Semana Santa 2022. Segundo o documento, estão permitidas a partir de sexta-feira em todos os municípios da Arquidiocese, “a realização de procissões, romarias, vias-sacras públicas e todas as programações vindouras, incluindo a Semana Santa, devendo os párocos e administradores paroquiais ficarem atentos e seguirem as orientações dos órgãos públicos, quanto a manutenção dos protocolos sanitários do Estado do Pará, bem como de órgãos locais quanto a situações particulares de cada município”.

Essas orientações devem seguir em especial, o uso obrigatório da máscara em todos os ambientes; disponibilização de álcool 70% ou outro produto desinfetante para uso dos fiéis ao entrarem e saírem de ambientes fechados, como Igrejas e Centros de Evangelização; apresentação da carteira de vacinação, sendo obrigatório somente para pessoas aptas para vacina com idade acima de 12 anos; “a presença de pessoa não vacinada só poderá ser possível, mediante a comprovação, por atestado médico, da impossibilidade de administração de quaisquer das vacinas dispensadas pelo Sistema Único de Saúde contra a Covid-19”.

Ainda de acordo com o documento, é permitida a realização de quermesses, de festividades de padroeiros (as) e de eventos afins. No entanto, segundo o protocolo, essas programações “devem ser organizadas com o mesmo cuidado que as demais celebrações e eventos”.

Clique AQUI e confira o documento completo.