14 MAR 2022

Conselho de Pastoral: Arquidiocese promove reunião nos dias 11 e 12 de março

A Arquidiocese de Santarém promoveu nos dias 11 e 12 de março o primeiro Conselho Arquidiocesano de Pastoral de 2022, no Centro de Formação Emaús. Esse momento de unidade desta Igreja particular ocorreu com a presença do arcebispo metropolitano Dom Irineu Roman, padres, religiosos e religiosas, e demais lideranças leigas, membros do conselho.

A reunião iniciou com um momento sobre as “Relações Interpessoais:abordagem psicológica”, conduzido pela psicóloga Keliane Almeida. Pela tarde, o conselho abordou a próxima Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Para os encaminhamentos, primeiramente foram escolhidos os dois novos leigos membros do Conselho Arquidiocesano para compor a coordenação de Pastoral, sendo eles: Ângela Tereza (Equipe de Ceb’s) e Thiago Rocha (Comissão Justiça e Paz); em seguida, os conselheiros escolheram dois membros da coordenação de Pastoral para compor a Coordenação da Assembleia: Alessandra Miranda (Coordenadora da Pastoral da Comunicação) e Ângela Tereza (Ceb’s); logo após, foram escolhidos mais quatro membros para fazerem parte da Coordenação da Assembleia de Pastoral: Irmã Sônia Matos (CRB-Santarém), Eloisa Alves (Secretariado de Campanhas e Pastoral da Educação), Frei Gregório Joeright (Paróquia São Francisco – Monte Alegre) e padre Ademar Ribeiro (Área Pastoral N. Sra. de Nazaré). Ainda pela tarde, foi decidida a nova data da Assembleia de Pastoral: 3 a 5 de março de 2023.

Na manhã de sábado, o padre Luís Pinto foi escolhido em votação como assessor da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Em seguida, a reunião destacou o Sínodo dos Bispos de 2023, na qual Frei Gregório apresentou uma proposta de reflexão, em forma de cartilha, a ser realizada em toda arquidiocese como escuta sinodal. O Conselho terminou com o momento dos informes. O próximo encontro ocorrerá no início de novembro deste ano. Image title