25 FEV 2022

Campanha da Fraternidade 2022: Arquidiocese de Santarém faz abertura no dia 4 de março

A Arquidiocese de Santarém realiza no dia 4 de março, sexta-feira, a abertura arquidiocesana da Campanha da Fraternidade 2022. A programação será no Ginásio do Colégio Dom Amando (Entrada pela Av. Rui Barbosa) a partir das 18h30 com a recepção dos participantes; às 19h terá um momento de apresentação da CF e às 19h30 inicia a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Irineu Roman, e transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural AM 710, TV Encontro – Canal 26.1 e redes sociais).

Esse momento de unidade desta Igreja particular seguirá todos os cuidados e protocolos sanitários de combate a covid-19 e, por isso, devem participar cinco pessoas de cada paróquia, área pastoral, movimento eclesial, congregação religiosa, pastoral, organismo e equipe de serviço da Arquidiocese.

CF 2022

A Campanha da Fraternidade deste ano traz o tema “Fraternidade e educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). O principal objetivo é promover o diálogo a partir da realidade educativa do Brasil à luz da fé cristã, propondo caminhos a favor do humanismo integral e solidário. Dentre os objetivos específicos da CF, consta a identificação dos valores e referências da Palavra de Deus e da tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus; o incentivo a propostas educativas que promovam a dignidade humana e o cuidado com a Casa Comum; a promoção de uma educação comprometida com novas formas de políticas a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

Coleta da Solidariedade

A Coleta Nacional de Solidariedade é um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade. Este ano será no dia 10 de abril, Domingo de Ramos. A ação consiste na coleta realizada nas celebrações desse dia em todas as igrejas do Brasil, com ou sem envelope. Do total arrecadado, 40% são enviados para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que beneficia projetos sociais no país. Os 60% restantes ficam no Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), no qual são destinados ao apoio de ações sociais da própria comunidade diocesana.

A CF ocorre em todo o Brasil no período da Quaresma, ao iniciar na Quarta-feira de Cinzas, e termina no Domingo de Ramos.

Texto: Aritana Aguiar