06 MAI 2024

Caminhada marca ação de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Ação acontece em Santarém nesta sexta-feira, dia 10, e é organizada pela Cáritas, Pastoral do Menor  e projeto Içá-Ação e Proteção

Image titleA Cáritas Arquidiocesana, a Pastoral do Menor da Arquidiocese de Santarém e o projeto Içá-Ação e Proteção da Cáritas Regional Norte II da CNBB realizam nesta sexta-feira, dia 10, uma Caminhada alusiva ao Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A saída será às 16h do Núcleo Pastoral do Menor - Pe. João Mors (Rua Acácia Prateada, s/n, bairro Mapiri), percorrendo diversas ruas do bairro. Esta iniciativa ocorrerá em parceria com a Escola Municipal Maria Amália.

A Caminhada irá retornar ao Núcleo, onde, às 18h, haverá a Mesa Redonda que discutirá sobre o enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foram convidados o Ministério Público Estadual, o Projeto Saúde e Alegria, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA – Santarém), a OAB – Subseção Santarém, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Fundação para a Paz, a Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) Santarém e o Conselho Tutelar II.

18 de maio

Já no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Cáritas Arquidiocesana e núcleos da Pastoral do Menor promovem uma panfletagem a partir das 8h, na Rotatória da Av. Fernando Guilhon (que dá acesso ao Residencial Salvação) e bairros adjacentes. Mais tarde, às 19h30, haverá a Santa Missa na Igreja. N. Sra. de Guadalupe, bairro Elcione Barbalho, marcando o encerramento da programação arquidiocesana alusiva ao 18 de maio.

Ação em Guajará

Também como parte da programação, no dia 17 de maio ocorre uma Caminhada e uma palestra na Escola Onésimo Pereira de Sousa, localizada na comunidade de Guajará, na região de Arapixuna.

Roda de Conversa

Para enfrentar e combater esta problemática, no último dia 4 ocorreu uma roda de conversa com os pais e responsáveis de crianças e adolescentes atendidos pelo Núcleo da Pastoral do Menor – Irmão Ronaldo David Hein, bairro Elcione Barbalho, em alusão ao dia 18 de maio.

Faça Bonito

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A mobilização é marcada todo dia 18 de maio, e este ano ela completa 24 anos. A partir da lei, a data marca a conquista da luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no país.

Com a Lei Federal, surgiu a Campanha “Faça Bonito”, com ações e lutas para impedir que menores sejam vítimas dessas práticas criminosas e possam retirar aquelas que sofrem com este abuso e exploração.

“A Campanha é realizada nacionalmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil em parceria às Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Nos estados e municípios é promovida pelos comitês e representantes descentralizados do Comitê e ECPAT e Redes Nacionais”.