10 SET 2021

FarmaUfopa vai produzir fitoterápicos para pessoas com ansiedade, estresse, medo e insônia

Nesta quinta-feira, 9, os agentes da Cáritas da Arquidiocese de Santarém e a equipe da Farmácia da Universidade Federal do Oeste do Pará (FarmaUfopa) estiveram reunidos para discutir a produção e dispensação de medicamentos fitoterápicos para os moradores da comunidade do Arapixuna. A intenção é minimizar os efeitos de ansiedade, estresse, medo e insônia advindos da pandemia da Covid-19.

Essa é a segunda comunidade da região de Rios de Santarém a receber a equipe do projeto. A primeira a ser contemplada foi a comunidade São Pedro, no Rio Arapiuns.

No dia 2 de julho deste ano a Arquidiocese, através da Cáritas Arquidiocesana em parceria com a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maristella, e a Ufopa, através do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), firmaram um convênio do plano “Promoção da Saúde Mental em Momentos de Pandemia através da Fitoterapia em Comunidades do Oeste Paraense”.

O intuito é produzir e distribuir medicamentos fitoterápicos para as pessoas com baixo acesso ao sistema de saúde e/ou atendimento psicossocial, que estão sofrendo problemas psicológicos causados pela pandemia.

Fotos: Cáritas Arquidiocesana