03 SET 2021

Em Santarém, pastorais e movimentos sociais organizam 27º Grito dos Excluídos/as

Diversos movimentos sociais e Pastorais Sociais Arquidiocesana promovem no dia 7 de setembro, terça-feira, o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas em Santarém. A programação inicia às 17h na Praça da Matriz, num momento de concentração, depois o ato seguirá pela orla até a Praça São Sebastião. No trajeto haverá duas paradas. O Grito traz o tema permanente “Vida em primeiro lugar” e o lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!”.

De acordo com o Comitê Organizador do Grito em Santarém, o ato deste ano pretende ser denúncia, anúncio e animação diante da difícil realidade atual, com o desgoverno e avanço da pandemia da Covid -19, da intensificação da fome, da falta de moradia, do desemprego, da violência, do desmonte das políticas públicas. Um momento de anunciar a importância da unidade das organizações e lutadores e lutadoras do povo pela garantia dos direitos sociais básicos – casa, comida, trabalho, terra, renda – e por um novo projeto de sociedade, e pela defesa da democracia e as suas instituições.

Ainda segundo o Comitê, que integra movimentos sociais e as Pastorais Sociais, não pode haver silêncio, é preciso gritar e gritar de vários modos, com a garganta, com a presença nas ruas, exigindo respeito a dignidade. Para o Comitê, a cruz não deve ser sinal de rendição, mas de resistência, de luta, de ressurreição.