28 AGO 2021

Equipe da Pastoral Catequética envia mensagem aos catequistas da Arquidiocese

Neste mês vocacional, a Equipe Arquidiocesana da Pastoral Catequética envia aos catequistas da Arquidiocese de Santarém uma mensagem especial. O texto ressalta o retorno das atividades presenciais da catequese. Confira abaixo a mensagem completa e também um vídeo preparado pela equipe.

MENSAGEM AOS CATEQUISTAS

Santarém, 28/08/2021

(Memória de Santo Agostinho, o grande catequista e mistagogo)

Amados irmãos e irmãs catequistas da Arquidiocese de Santarém – PA, em 2021, o final de semana 28 e 29 de agosto, mês vocacional aqui no Brasil, é dedicado a homenagens, orações e agradecimentos a vocês, por esta vocação linda de assumir e viver com o coração o ministério da catequese.

Vocês são sujeitos importantes e muito especiais, verdadeiros protagonistas em todo o conjunto da ação pastoral e evangelizadora da Igreja. Sim! A todos vocês que oferecem o conteúdo da fé a crianças, jovens e adultos, preparando-os para os sacramentos do Batismo, Eucaristia, Crisma, Matrimônio, o nosso “muito obrigado”.

Em nossa Arquidiocese, providencialmente nesse mês vocacional, tivemos a feliz orientação de nosso arcebispo metropolitano Dom Irineu Roman, de retornarmos às atividades catequéticas em nossas comunidades, inclusive com os encontros presenciais das turmas; o que trouxe para todos muita alegria e grande esperança de que, pela força da catequese, o ânimo, a vitalidade, a dinamicidade voltem a dar ritmo, cor e sabor para a ação pastoral das comunidades paroquiais. Estamos realmente muito agradecidos ao Senhor.

A Equipe Arquidiocesana da Pastoral Catequética, envolvida nessa alegria, convida a todos vocês, catequistas leigos, religiosas, sacerdotes, a olharem com atenção alguns detalhes importantes nesse retorno.

Para que haja os encontros presenciais, as turmas devem ser constituídas por no máximo 30 catequizandos. É importante, para isto, obedecer às normas sanitárias, como a higienização frequente do local, o uso de máscara e álcool 70%, e manter o distanciamento.

Recomenda-se que os encontros não tenham duração muito extensa e que se evite a partilha de alimentos.

Ao menos por enquanto, retiros permanecem suspensos; o que exige criatividade da equipe de catequistas, para que sejam promovidos momentos de aprofundamento da espiritualidade dos catequizandos.

Pastoralmente falando, também temos lembretes importantes:

Os catequistas e toda a comunidade ofereçam um ambiente de profunda acolhida, alegria e fé, para que os catequizandos juntamente com seus familiares se sintam envolvidos no itinerário catequético.

A família, grande aliada da comunidade, seja provocada com amor a marcar presença nos momentos fortes da caminhada dos catequizandos.

O método principal de trabalho da catequese de inspiração catecumenal na Arquidiocese de Santarém continua sendo a Leitura Orante da Palavra de Deus. E os encontros presenciais, na alegria do seu retorno neste segundo semestre de 2021, não podem deixar de ser celebrativos e oracionais, muito mais que escolares e conteudísticos.

A catequese de inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã, tem por principal finalidade promover um encontro verdadeiro, profundo e determinante com a Pessoa de Jesus Cristo. Os sacramentos são importantíssimos e marcam momentos fortes dessa caminhada do encontro com Cristo. Mas não são a finalidade única ou principal. Por isso, na medida do possível, e sempre em total harmonia com os párocos e vigários, dentro de uma planejada programação local, cuide-se para que a pressa, a ansiedade ou o imediatismo pastoral não prevaleçam, descaracterizando a essência deste serviço eclesial.

Os improvisos também não podem ter tanto espaço. A boa preparação de cada encontro catequético ainda é a melhor estratégia.

A equipe arquidiocesana da Pastoral Catequética se coloca à disposição de cada catequista, bem como das comunidades, áreas, paróquias e regiões pastorais, para quaisquer necessidades de assessoria.

Diante destes aspectos imprescindíveis e da alegria que o retorno às atividades causa em nosso coração, vamos viver com intensidade cada momento desse novo tempo. O espírito de festa e de gratidão seja contínuo e atuante em nossa ação pastoral.

Que crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos recebam o brilho da luz de Cristo que ilumina o ministério de cada catequista da Arquidiocese de Santarém.

Muita força! Muita alegria! Muita fé!

Mãos à obra! Bom trabalho!

Deus abençoe você, catequista!

Equipe Arquidiocesana da Pastoral Catequética