05 AGO 2021

Sinodalidade é tema de reflexão em encontro

Momento da formação em Emaús

De 2 a 4 de agosto de 2021 padres, religiosos e religiosas da Arquidiocese de Santarém participaram de um encontro no Centro de Formação Emaús, no qual se refletiu a sinodalidade. O encontro conduzido pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, teve como convidado para ministrar a formação padre Hélio Fronczak, da Faculdade Católica de Belém. A partir da temática foi destacado os aspectos teológicos da eclesiologia a partir do Concílio Vaticano II, o Sínodo para a Amazônia, dentre outros.

Dom Irineu Roman conduz o encontro

Ao final do encontro foi anunciado que haverá esta mesma formação para leigos e leigas da Arquidiocese nos dias 24 e 25 de setembro, também no Centro de Formação Emaús com assessoria do padre Hélio. Devem participar dois representantes de cada área pastoral e paróquia da Arquidiocese de Santarém.

Esta iniciativa da Arquidiocese está em sintonia com o 16º Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco, que ocorrerá em Roma, no ano de 2023, com a reflexão: "Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão". Esta Igreja Particular dá seu ponto de partida com esses encontros, e deve finalizar no Sínodo.