22 JUL 2021

3ª Romaria da Terra e das Águas destaca partilha dos frutos da produção familiar

As Pastorais Sociais da Arquidiocese de Santarém e os movimentos e organizações sociais de Santarém promovem nos dias 26 e 28 de julho a 3ª Romaria da Terra e das Águas: em defesa da Agricultura Familiar Agroecológica destacando o tema “Partilha dos Frutos da Produção Familiar”. No dia 26, segunda-feira, terá uma live transmitida pela página do facebook da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia a partir das 19h com depoimentos e partilha de experiências; no dia 28, quarta-feira, haverá uma celebração festiva e uma feira da agricultura familiar na Praça de São Sebastião, das 7h às 11h.

A Romaria tem o propósito de destacar as diversas experiências comunitárias voltadas para a defesa e para a valorização da agricultura familiar, da pesca artesanal, do extrativismo, da medicina tradicional, da comercialização e da organização social, como forma de resistência das comunidades do campo. A iniciativa é um momento de fé e de defesa dos modos de vida dos povos amazônicos.

As primeiras romarias

A 1ª Romaria da Terra e das Águas ocorreu em 2019 numa caminhada que saiu do município de Belterra e encerrou na cidade de Santarém. Em 2020 deveria ter ocorrido em forma de caminhada, mas por conta da pandemia, foi realizada em caráter virtual.

Página de transmissão - https://www.facebook.cpm/CustodiaFranciscanaSaoBeneditoDaAmazonia