16 JUL 2021

Dom Pastana toma posse como novo arcebispo de São Luís neste domingo, 18

Reprodução: Instagram Arquidiocese de São Luis

Neste domingo, 18 de julho, o bispo santareno Dom Gilberto Pastana toma posse como novo Arcebispo de São Luís, no Maranhão. Será a partir das 18h no Parque São João Paulo II, mas com restrições por causa da pandemia da Covid-19. A celebração vai ser transmitida pela TV Nazaré, Rádio Educadora AM 560 e Youtube Arquidiocese de São Luís. O Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, estará na celebração de posse.

Dom Gilberto é o primeiro sacerdote santareno que se torna Arcebispo. E no histórico da Arquidiocese de Santarém, ele é o segundo bispo nascido nesta Igreja Particular, o primeiro foi Dom Frederico Costa, que na época foi nomeado como primeiro prelado da Prelazia de Santarém.

Episcopado

O Papa Bento XVI nomeou Dom Gilberto como bispo da Diocese de Imperatriz, estado do Maranhão, no dia 3 de agosto de 2005. No dia 28 de outubro de 2005 ele foi sagrado bispo sob imposição das mãos de Dom Lino Vombömmel na praça em frente à Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Seu lema episcopal é “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”.

Depois de 10 anos à frente do governo pastoral de Imperatriz, o Papa Francisco nomeou Dom Gilberto como bispo coadjutor da Diocese de Crato, estado do Ceará, no 18 de maio de 2016. Sua apresentação aconteceu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, no dia 17 de julho daquele ano, e exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016.

E neste ano, dia 2 de junho, o Santo Padre nomeou Dom Gilberto como novo arcebispo da Arquidiocese de São Luís. O Pontífice acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisário da Silva ao governo pastoral da arquidiocese por motivo de idade.