01 ABR 2021

Catedral Metropolitana retoma a tradição do “Encontro” nesta Sexta-feira Santa

Neste ano em que ainda enfrentamos a pandemia de Covid-19, a paróquia da Catedral Metropolitana de Santarém retoma nesta Sexta-feira Santa, 2 de abril, a antiga tradição da “Procissão do Encontro”, a partir das 10h. A procissão contará com as antigas imagens do “Senhor dos Passos” e “Nossa Senhora das Dores” que vão se encontrar na Catedral.

Segundo o vigário paroquial, padre Sidney Canto, “o encontro de Maria com Jesus, enquanto este caminhava em direção do calvário, é lembrado pelos cristãos na via-sacra. Maria acompanhou o seu Filho até o calvário, acompanhou a dor e o sofrimento, viu seu filho morrer e o acolheu em seus braços”.

As antigas imagens foram recentemente restauradas em sua originalidade. Em vista da pandemia, não haverá acompanhamento do povo, que pode, entretanto, ver a passagem das imagens, que serão conduzidas em carro aberto. A imagem do Senhor dos Passos sairá da UPA-24 horas, localizada na Avenida Curuá-Una, e passará pelo Hospital de Campanha, Hospital Regional e Hospital da Unimed. A imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja de Nossa Senhora das Graças e passará pelo Hospital Municipal, Hospital São Camilo e Asilo São Vicente de Paulo.

“A ideia é promover um encontro com Jesus Cristo, que hoje sofre naqueles que estão doentes, vítimas da Covid-19, um encontro com muitas Marias, mães de família que perdem seus filhos, um encontro com as famílias que perderam seus entes queridos durante esta pandemia”, ressalta padre Sidney.

Dom Irineu Roman, Arcebispo Metropolitano, acompanhará a imagem do Senhor dos Passos e dará sua bênção aos doentes dos diversos hospitais que estão no trajeto. Padre Ruy Barbosa, Cura da Catedral, vai acompanhar a imagem de Nossa Senhora das Dores e também deixará a benção para os doentes que estão nos hospitais do trajeto. O “Encontro” das duas imagens se dará na frente da Catedral Metropolitana de Santarém, onde, logo depois da chegada, haverá o “Ofício das Trevas” e o “Sermão das Sete Palavras”. Às 15 horas, Dom Irineu Roman vai presidir a Cerimônia da Paixão de Cristo.