29 MAR 2021

Frei Duvan morre de complicações da Covid-19

O frade da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia, Frei Duvan Vargas, OFM, faleceu no início da tarde desta segunda-feira, 29, por complicações da Covid-19. O comunicado foi pelo Ministro Custodial Frei Edilson Rocha, OFM. Confira a nota abaixo:

NOTA DE FALECIMENTO

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá” (Jo 11, 25)

Caríssimos confrades, família franciscana e todos os amigos e amigas nossos,

Paz e Bem!

Cumpro o dolorosíssimo dever de comunicar o falecimento de nosso confrade Frei José Duvan Tabarquino Vargas, OFM, membro da Custódia Franciscana de São Benedito da Amazônia. Frei Duvan faleceu em decorrência das complicações da covid19, que o afetou desde o final de janeiro de 2021. Ele foi internado na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, na segunda semana de fevereiro, e diante do agravamento dos sintomas, ele foi transferido para o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e permaneceu maior parte deste tempo na UTI daquele hospital. Seu quadro se agravou e ele ficou durante semanas lutando pela vida, sob os cuidados dos profissionais de saúde desde hospital. Infelizmente, ele não resistiu aos sofrimentos causados pelo vírus e fez a sua Páscoa hoje, 29 de março de 2021, às 12:15 da tarde.

Frei Elder Almeida, o nosso Vigário Custodial, que acompanhou neste tempo a situação do Frei Duvan e fez a ponte de comunicação entre os médicos intensivistas da UTI do hospital e nós, está em contato com o pessoal do setor do hospital que ajuda as famílias nos encaminhamentos dos funerais, segundo os protocolos determinados pelas autoridades de saúde e do Município. Outras informações comunicaremos em seguida.

Agradeço, em nome da nossa fraternidade custodial, pelo apoio e oração de todos, que neste tempo acompanharam o calvário do Frei Duván e deram muito apoio e manifestações de carinho e amizade para com ele e para a nossa Custódia São Benedito da Amazônia.

Fraternalmente,

Frei Edilson Rocha, OFM

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Arquidiocese de Santarém emitiu uma nota de pesar e solidariedade pelo falecimento de Frei Duvan. A nota é assinada pelo Arcebispo Dom Irineu Roman.

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

A Arquidiocese de Santarém une-se à Família Franciscana da Custódia São Benedito da Amazônia, neste momento de dor e manifesta profundos sentimentos de pesar pelo falecimento do Frei José Duvan, OFM, com 59 anos de idade, em decorrência de complicações da Covid-19 ocorrido nesta segunda-feira, 29 de março, em plena Semana Santa, quando iniciamos as celebrações dos Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor.

Nossa Igreja Particular da Arquidiocese de Santarém presta solidariedade aos frades da Custódia pelo sofrimento e pela partida de Frei José Duvan e oferece orações.  Que o Senhor Deus recompense Frei Duvan na eternidade por seu testemunho de fé e pelo serviço realizado na Custódia e sobretudo na Igreja de Santarém.

“Não fique perturbado o coração de vocês! Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês.” (João 14,1-2)

Santarém, 29 de março de 2021.

Dom Irineu Roman, CSJ

Arcebispo Metropolitano de Santarém