25 MAR 2021

Grutap grava média-metragem sobre Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo

Dos palcos para as telas, foi isso que o Grupo de Teatro de Aparecida - Grutap resolveu fazer para não deixar de apresentar o Espetáculo Sacro "Jesus, o Filho do Homem" pela a segunda vez. Devido a pandemia do coronavírus que afetou a classe artística, o grupo teve que se adaptar ao novo normal. Por isso, o espetáculo que é realizado todos os anos nos palcos ao lado da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, bairro Aparecida, este ano será virtual.

Em 2020, o grupo estava na reta final de preparação quando os decretos foram impostos pelos órgãos de segurança pública resultando na não realização do espetáculo.

O coordenador do Grutap, Abel Solano, destaca que a dificuldade de antes tornou-se uma oportunidade para gravar as cenas: “Algum tempo atrás a gente sonhava em gravar, era um sonho antigo. Então eu junto com a coordenação, reunimos, pensamos e decidimos gravar”.

Para as gravações foram escolhidos três locais: Seminário São Pio X, Serra da Matinha e salão paroquial da igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Foram dias intensos de ensaios para que o espetáculo fosse adaptado para o vídeo: "Vai ser muito marcante, pelo que a gente já viu preparado. São cenas minuciosas, com o foco na expressão", ressaltou o diretor de vídeo Fhelipe Gualberto.

O espetáculo é realizado sem fins lucrativos e conta com ajuda de doações de fiéis e amigos para custear a produção, inclusive a equipe de filmagem. "Graças a Deus, dentro do grupo já existem profissionais que trabalham na área, dessa forma a gente resolveu reunir para fazer o projeto acontecer", relatou o produtor de vídeo Railson Cardoso.

Para Gustavo Figueira, ator que interpreta Jesus Cristo, os atores tiveram que se reinventar e estudar para que as cenas fossem gravadas. Acostumados com os palcos, eles enfrentaram muitos desafios: "Nós estamos trabalhando há algum tempo, para levar essa representação da história de Jesus. Durante as últimas semanas trabalhamos muito para emocionar quem vai assistir".

O lançamento está previsto para o final de março ou início de abril no canal Grutap Santarem no YouTube e conta com 15 cenas e a participação de 30 atores.

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCLEP8as93i19-tQz5pNd2bA

Fonte: Latoya Lucas – Ascom Grutap