Mojuí dos Campos

Image title

A história da cidade de Mojuí dos Campos, começou por volta de 1914, quando dezenas de famílias nordestinas chegaram ao local formando o pequeno povoado de Mojuí que pertencia ao município de Santarém.

Na época, devido a forte seca no nordeste, muitas famílias imigraram para o pequeno povoado de Mojuí que apresentava melhores condições de vida e era ideal para o plantio. Em 1952 registrou-se a chegada de cerca de 50 famílias vindas do Ceará que se instalaram no povoado.

Com o constante aumento da população, no dia 31 de dezembro de 1964, o então governador do Estado do Pará, Coronel Jarbas Passarinho, assinou a lei nº 3.227, elevando o pequeno povoado de Mojuí dos Campos à categoria de Vila.

Com o passar dos anos o progresso e o desenvolvimento da Vila deixavam clara a necessidade de emancipação e as primeiras lideranças começaram a trabalhar neste processo de separação.

Dois plebiscitos foram realizados, o primeiro em 1995 e o segundo em 1999, quando uma votação expressiva em favor da separação da Vila de Mojuí dos Campos do município de Santarém fortaleceu ainda mais o sentimento de independência dos moradores, o índice de aprovação foi de 84%.

Em 2005 uma comissão pela emancipação de Mojuí dos Campos foi a Brasília lutar pela criação do município. Em maio de 2009, o Tribunal Superior eleitoral - TSE aprovou o plebiscito de 1999 por recomendação da Procuradoria Geral Eleitoral que  emitiu  parecer favorável assinado pelo vice-procurador eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho.

Em 2010 o Tribunal Regional Eleitoral – TER - marcou para o dia 28 de março as primeiras eleições do novo município, mas uma decisão inesperada mudaria o rumo dos acontecimentos. No dia 11 de março, às 11h, dezessete dias antes das eleições, o TRE suspendeu o processo eleitoral. Somente em 2012 os anseios da população de Mojuí dos Campos de ver concretizado o sonho da emancipação aconteceu e a população foi as urnas eleger seu primeiro prefeito municipal e vereadores. No dia 1º de janeiro de 2013 o prefeito tomou posse junto com os vereadores, compondo dessa forma o primeiro Executivo e Legislativo municipal marcando de fato o nascimento do município de Mojuí dos Campos.

A Lei Estadual número 6.268/1999 assinada pelo então Governado do Estado, Almir Gabriel finalmente concretizou a criação do Município de Mojuí dos Campos.

Localização

Mojui dos Campos é o mais novo município criado no Estado do Pará e está localizado na região do baixo amazonas, sua distância entre o cais do porto de Santarém e a praça matriz de Mojuí é de aproximadamente 34 Km.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE sua área territorial abrange cerca de 4.988.236 Km2.

Dados do IBGE em 2015 apontam que o município possui uma população estimada em 15.446 habitantes, mas os poderes Executivo e Legislativo contestam esta informação, uma vez que o município possui 17.202 eleitores, e que esses dados divulgados pelo IBGE são com base no último senso realizado em 2010.

Municípios vizinhos que fazem extrema com Mojuí são: Santarém, Belterra, Placas e Uruará. Principal base econômica do município de Mojuí dos Campos é a agricultura.

O padroeiro de Mojuí dos Campos é Santo Antônio de Pádua.

Fonte: http://www.mojuidoscampos.pa.gov.br/historia-de-mojui-dos-campos


Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top