Dom Irineu Roman, CSJ

Nacionalidade Brasileiro

Reside em: Santarém

Ordenação: 19/03/2014

Dom Irineu Roman nasceu em Vista Alegre do Prata, estado do Rio Grande do Sul, em 10 de agosto de 1958. Foi ordenado sacerdote da Congregação de São José (CSJ) - Josefinos de Murialdo pela imposição das mãos de Dom Paulo Moreto, no dia 1º de janeiro de 1990, na Paróquia São José, em sua cidade natal.

Como padre, ainda no Rio Grande do Sul, ele exerceu o cargo de professor, ecônomo e vigário Paroquial entre 1990 e 1991, além de Formação dos Seminaristas no Seminário Menor em Fazendo Sousa, Caxias do Sul (RS).

De 1992 a 1994 foi formador no Seminário de Vocações adultas de 2º Grau em Ana Rech. Foi também formador dos Seminaristas e Professor no Colégio Murialdo e Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina, no Distrito Federal até 1998. No ano seguinte exerceu estudos de Pós-Graduação em Missiologia em São Paulo (SP).

Ida para a Amazônia

O então Padre IriBrasão Arquiepiscopalneu Roman deu início a uma nova missão. Ele chegou em Belém do Pará no dia 15 de julho de 1999, onde tomou posse na Paróquia Santa Edwiges no dia 17 de outubro do mesmo ano, no qual permaneceu até o 2014. Também em Belém exerceu atividades de Vice-Diretor, Ecônomo e Diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo, sua congregação religiosa.

Atuou até 31 de dezembro de 2013 no cargo de membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal da Região São João Batista, também participou de forma permanente de Cursos, momentos de Espiritualidade, retiros mensais e anuais. Todas essas atividades ele exerceu até o dia 8 de janeiro de 2014, quando o Papa Francisco o elegeu como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 19 de março de 2014, Vista Alegre do Prata (RS), com imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

No dia 6 de novembro de 2019, após o Sínodo para a Amazônia, que ocorreu em outubro daquele ano, o Papa Francisco o elege como o primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Santarém do Pará.

Dom Irineu tomou posse no dia 2 de fevereiro de 2020, na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal. Seu lema episcopal é “Vim para servir”.

Atualmente Dom Irineu é Bispo Referencial da Pastoral do Turismo na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e presidente do Regional Norte 2 da CNBB.