22 JUN 2024

Festa de São Pedro - Bairro Esperança

“São Pedro, testemunha do amor em Cristo” é tema da festividade do padroeiro bairro Esperança.A programação da Paróquia São Pedro iniciou no dia 11 de junho com missa nas residências dos participantes de CEB’s, sempre às 19h30, e segue até o dia 19. No dia 16, domingo, foi realizado o Círio Mirim, saindo da Escola Helena Lisboa de Matos até a Igreja de São Pedro, onde na chegada teve Celebração Eucarística.

A transladação com a imagem do padroeiro acontece dia 22, sábado, e terá saída às 19h de frente à Igreja São Simão Pedro, percorrendo as ruas: Boa Esperança, Av. Quixadá, Angélica até a residência do sr. Paulo Marcil com chegada de Celebração Eucarística.

O Círio ocorre no domingo, dia 23, saindo da residência do Sr. Paulo Marcil, às 7h30, com o percurso nas ruas: Angélica, Onze Horas, Anísio Chaves, Onze Horas, Magnólia, Quixadá, Boa Esperança até a igreja com Celebração Eucarística na chegada. Nesse mesmo dia, haverá missa às 19h.

De 24 a 27 de junho tem Celebrações Eucarísticas que começam sempre às 19h30, e após as missas tem a programação social com show de calouros, apresentações de bandas, venda de iguarias, show de prêmios e apresentações de grupos folclóricos.

A escola Helena Lisboa de Matos, UMEI Esperança e UBS Esperança serão responsáveis pela participação da Santa Missa no dia 28 de junho, às 8h, e mais tarde, às 19h30, tem celebração de responsabilidade da Renovação Carismática Católica de Santarém (RCC).

“A missa das Chaves” faz parte da programação do festejo e contém as bênçãos de todos os tipos de Chaves. Ela será realizada no dia 29 de junho, sábado, às 12h, na igreja de São Simão Pedro, bairro Esperança. Mais tarde, às 19h30, tem Celebração Eucarística e em seguida a parte social com venda de iguarias, primeira rodada de show de prêmios e programações culturais.

A procissão de encerramento da festa será no dia 30, domingo, às 18h, com itinerário pelas ruas: Boa Esperança, Piquiatuba, Santa Maria, Quixadá, Frei Rogério, Cambuquira, Trindade, Piquiatuba, Boa Esperança até a igreja, com Missa na chegada. Logo após, tem a parte social com música ao vivo e show de prêmios.

São Simão Pedro

São Pedro nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galiléia, no norte de Israel. Seu nome de nascimento era Simão. Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde apóstolos. São Pedro era pescador e possuía um barco em sociedade com seu irmão. Ambos trabalhavam no Mar da Galiléia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão, na região da Galiléia em Israel.

Quando Jesus conheceu Simão, disse a ele uma frase que mudaria sua vida: "Você será pescador de homens". A partir daí, Simão começou a seguir Jesus. Num determinado momento, Simão confessou a Jesus: “Tu és o Messias, o Filho de Deus”. Por isso, Jesus disse que, daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, palavra que significa Pedra. Mais tarde, o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.

Produção: Riane Batista

Com informações do site: Paróquia Santa Catarina