Pastoral Familiar

A Organização da Pastoral Familiar, na então Diocese de Santarém, iniciou no ano de 1994, após um encontro no Centro de Formação Emaús,  com Frei Almir Ribeiro, Assessor Nacional do Setor Família e Vida da CNBB. Durante o encontro, foi escolhido o casal Ivan e Deusa Sadeck para organizar uma Equipe Diocesana, e dessa forma, tornaram-se o Primeiro casal coordenador Diocesano da Pastoral Familiar e como assessor espiritual Pe. Evair Costa, depois Frei Pedro Amen. A Equipe assim formada: Carlos e Marilza Rodrigues, Pedro e Conceição Oliveira, Neuton e Marileide Canto, Braz e Nelcia Bentes, dentre outros.

No ano 2000, a coordenação foi passada para o casal Wladimir e Helena que ficaram à frente da pastoral até agosto de 2001, passando para o casal Carlos e Marilza Rodrigues, mobilizando várias reuniões até a formação estruturada da Equipe que ficou a partir de 2002, sob a coordenação do casal Braz e Nelcia Bentes que contaram com a assessoria do Pe. Auricélio Paulino, em seguida Pe. Antonio Jorge Cruz Mesquita, essa coordenação ficou até o ano de 2012. Atividades realizadas nesse período: 1º Encontro de Formação de Agentes, Visita às Comunidades, Semana Nacional da Família, 1º Congresso da Pastoral Familiar do Oeste do Pará (Tema: Família Igreja Doméstica, lugar seguro para viver o amor; Lema: Pastoral Familiar, vivência de fé e vida conjunta; em Setembro de 2010, no IESPES), Encontros de Implantação de equipes paroquiais, Participação nos Congressos Regionais, Encontros com diversas temáticas sobre família e reuniões para organização e planejamento das atividades.

De 2013 a 2014, Carlos e Marilza Rodrigues assumiram novamente a coordenação dando continuidade aos trabalhos, realizando novas Implantações de equipes Paroquias, formações realizada pela equipe do Regional Norte 2, Estudos do Diretório da Pastoral Familiar, Promoções para angariar recursos para as atividades da equipe, Semana Nacional da Família com a realização de uma Blitz em frente à Igreja da Matriz, pela av. Tapajós, Encontros com os Temas da semana da Família, participação no Congresso Nacional da Pastoral Familiar em São Luís do Maranhão, Desenvolvimento do Programa Hora da Família transmitido pela Rádio Rural de Santarém.

No Planejamento para o ano de 2015 e com a nomeação do Bispo Dom Flavio a equipe ficou assim composta: Pe. Adilson (assessor), Ralisson e Alessandra Santos (casal coordenador), Paulino e Valda (casal vice coordenador), Márcio e Tatiane (casal secretário), e Setor pré-matrimonial: Márcio e Tatiane /Nelson e Adalgisa, Setor Pós-Matrimonial: Carlos e Marilza/ Márcio e Tatiane, Setor Casos Especiais: Paulino e Valda/Eva Rosane, Setor de Formação: Ney e Andreza, Setor espiritual: Irmã Ieda.

Atividades Realizados até 2019: Retiro Espiritual, Congresso Diocesano, Congresso Regional em Cametá e em Santarém, Congresso Nacional em Cuiabá-MT, Encontros de Preparação para o Sacramento Matrimônio, Encontros de Implantação de Equipes Paroquiais, Encontros de Temáticas familiares, participação em Celebrações, Workshop da Família, Semana Nacional da família e Semana Nacional da Vida, Carreata, Participação em ações promovidas pela Diocese, programa Hora da Família, confraternizações, promoções como rifas, bailes para angariar recursos financeiros e no dia 11.04.2017, recebemos Pe. Rubinei Valente Coelho como assessor Espiritual da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar.

Ralisson e Alessandra Santos

Casal Coordenador da Pastoral Familiar