19 JUL 2024

Mais de 100 pessoas participam do I Seminário de Doutrina Social da Igreja

Encontro foi realizado no audito do Ministério Público. Foto: Paulo Ramos

O I Seminário de Doutrina Social da Igreja na Arquidiocese de Santarém reuniu mais de 100 pessoas durante os dias 18 e 19 de julho. O encontro ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual (MPE) e contou com a presença de diversas lideranças desta Igreja Particular. As encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum, do Papa Francisco, foram destaque no Seminário.

Ao final do encontro, ficou definida a elaboração de uma carta pública com encaminhamentos práticos do Seminário, a ser divulgada posteriormente.

Neste encontro, teve as conferências de Dom Altevir da Silva, bispo da Prelazia de Tefé–AM, da irmã Sônia Matos, superiora da Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, e de Frei Edilson Rocha, OFM, Ministro da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia. Na programação, após os trabalhos do primeiro dia, teve a Celebração Eucarística do Seminário na Catedral Metropolitana de Santarém que foi presidida por Dom Altevir.

Dom Irineu Roman fez uma reflexão sobre a Doutrina Social da Igreja. Foto: Pascom Santarém

Dom Irineu Roman, Arcebispo de Santarém, em sua fala na abertura do Seminário, fez uma importante reflexão sobre a Doutrina Social da Igreja: “É um conjunto de ensinamentos contidos na Doutrina da Igreja, consoante ao Magistério da Igreja e constante de pelo menos 20 encíclicas da Igreja (até a Laudate Deum), de autoria do Papa Francisco e de pronunciamentos dos Papas, inseridos na tradição, que versa sobre a dignidade humana e sobre o bem comum na vida da sociedade”.  O Arcebispo ainda ressaltou que o Seminário é “fruto de avaliação, reflexão e preparação sugeridos na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral”.

Frei Edilson Rocha palestrou no primeiro dia do Seminário. Foto: Pascom Santarém

A primeira abordagem foi conduzida por Frei Edilson com a temática “Na contextualização dos desafios regionais - Problemática concreta do nosso chão: estamos realmente respondendo ao chamado de Deus, através das vozes que clamam por justiça socioambiental?”. “Observamos que a Amazônia não está isolada e os grandes problemas que acontecem aqui, muitos deles são globais. Uma coisa que podemos ver é que a maioria das pessoas tem um bom nível de consciência, que ainda precisa crescer muito nessa questão de como fazer para que nós respondamos aos desafios de forma lúcida e consciente. Não apenas com o conhecimento, mas com ações concretas”, pontuou. O franciscano levantou questões a respeito das mudanças climáticas, da devastação da floresta, da degradação do meio ambiente. “É importante que nós passemos dessa reflexão à prática, levar esta consciência para toda a sociedade”, ponderou.

Dom Altevir, bispo da Prelazia de Tefé, em Missa na Catedral. Foto: Gabriel Prado - Pascom Catedral

O bispo de Tefé fez uma revisitação ao conceito de Ecologia Integral da encíclica Laudato Si’, documento do Papa Francisco que este ano completou nove anos de publicação. “Primeiramente, a Ecologia Integral fala por si. A ecologia já integra todos os seres vivos, todos os ambientes, e quando se trata de integral, sem dúvida, talvez queira nos remeter ao cuidado com a casa comum, todos os seres vivos, olhando para a casa comum. Revisitar o conceito é muito mais que reconceituar, revisitar o conceito de ecologia é realmente penetrar, aprofundar, beber cada vez mais de tudo o que vem a ser a ecologia, esta relação com todos os seres. Ao mesmo tempo, leva ao despertar, ao compromisso maior, com os desafios de hoje, diante do meio ambiente, diante da nossa casa comum”, salientou Dom Altevir.

Irmã Sônia destacou a Laudate Deum. Foto: Pascom Santarém

A Irmã Sônia Matos proferiu sobre algumas motivações espirituais para seguir lutando na corresponsabilidade pelo cuidado da criação de Deus a partir da encíclica Laudate Deum, que trata sobre a crise climática: “A motivação é: tudo o que existe revela esse carinho de Deus, e, a outra motivação é: somos corresponsáveis por essa criação, somo solidários uns com os outros, que nós chamamos de solidariedade criatural, a solidariedade entre todas as criaturas. Tudo aquilo que existe, existe harmonia, quando uma harmonia é quebrada, toda vida é a ameaçada, então a motivação é cuidar da vida, aquilo que Jesus disse: ‘Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância’. A motivação é essa, cuidar da vida como Jesus cuidou”.

Seminário reuniu diversas lideranças. Foto: Pascom Santarém

Representando a Paróquia Cristo Libertador, Região 2 de Pastoral, a participante Kerlley Santos revelou sua animação com os conteúdos abordados no encontro e as reflexões que foram feitas. “Tem sido uma experiência muito boa. Eu parabenizo a Arquidiocese de Santarém pela realização deste primeiro seminário. Estamos inseridos na Amazônia e é um debate muito interessante, associar a Doutrina Social da Igreja com a Amazônia, com a nossa realidade”, assegurou.

Leitura do resumo do primeiro dia de trabalho. Foto: Pascom

Participantes deram suas contribuições. Foto: Pascom Santarém