Secretariado das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)

Os primeiros cristãos já viviam essa bela experiência de fé e convívio fraterno, reunidos nas casas partilhavam o pão e a vida com alegria e simplicidade de coração.

Esta prática de viver a fé, foi assumida em nossa Igreja por todo o Brasil, aqui em Santarém, as pequenas comunidades garantiram e garantem a expansão da Palavra nos mais variados locais desta imensa região de rios abundantes, lagos, floresta, estradas, cidades e povoados. As CEBs vão lá onde o povo está. São a Igreja presente, samaritana, peregrina, profética e missionária, que escuta, socorre, partilha, cuida, zela, celebra, acompanha e ajuda na preservação e no cuidado da vida em todas as suas dimensões.

Ao longo dos anos, as CEBs têm conseguido superar dificuldades e trilhar passos firmes na missão evangelizadora, na luta pela vida, na valorização e acolhimento das pessoas, no engajamento pela busca da justiça e preservação da natureza. Tem seu fundamento na Palavra, na vivência da partilha, da solidariedade, no compromisso profético, na alegria do convívio com os irmãos e irmãs. As CEBs fazem memória de suas raízes e perseguem o sonho de construir o Novo. Assim sendo, nos fins dos anos 70 e início dos anos 80, algumas lideranças leigas de bairros da periferia da cidade de Santarém, com o apoio e incentivo de alguns frades Franciscanos (Frei Leão, Frei Miguel Grawe, Frei Miguel Kellet) começaram a aprofundar o conhecimento sobre o que é CEB, sua finalidade e objetivos.

Na então Prelazia de Santarém, a organização das CEBs começou em alguns bairros da periferia da cidade. Inicialmente, houveram algumas experiências mais localizadas, que podemos chamar de ensaio de CEBs. Aos poucos, com a formação recebida e os inúmeros cursinhos de dinâmica cristã, essa experiência foi se expandindo, as pessoas foram aderindo ao novo modelo de ser igreja.

Com o avanço das CEBs em todo o Brasil, a Prelazia e depois Diocese de Santarém acompanhou as reflexões, estudos e começou a participar dos encontros Intereclesiais (nos primeiros encontros com um número de representantes bem reduzidos). Porém, em 1986, quando aconteceu o 6º Intereclesial das CEBs em Trindade – Go, a então Diocese de Santarém participou enviando seis pessoas, representando as comunidades da zona rural e urbana. Com isso, novos estudos, semanas de formação, tríduos e outros eventos foram organizados. As CEBs cresceram, se organizaram, se fortaleceram e se multiplicaram.

Em 1989, começaram a ser realizados os encontros Diocesanos de CEBs em sintonia com a reflexão e temática dos Intereclesiais. O último foi realizado em 2018.

Porém, no intervalo entre os Intereclesiais, as CEBs se organizam, participam e se fortalecem de muitos modos através de encontros, retiros, reflexões, estudos, caminhadas e lutas que são promovidas nas paróquias e áreas pastorais. Além dos eventos realizados pela Equipe de animação das CEBs da Arquidiocese, que sempre se preocupa em oferecer espaços de participação, animação e evangelização.