04 JAN 2021

Corpo de Padre Ronaldo Brito é enterrado nesta segunda

Image title    O corpo do pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, cidade de Belterra, Ronaldo Brito, foi sepultado nesta segunda-feira, 4 de janeiro de 2021, às 7h30, no cemitério parque Recanto do Amanhã, localizado à Rodovia Santarém Curuá-Una. Antes, o arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, conduziu as exéquias. Apenas com a presença de alguns padres que participaram do momento de oração, o sepultamento foi restrito para se evitar aglomerações.

Ainda na noite do domingo, 3, o corpo foi levado à Belterra, passou em frente à igreja matriz de Santo Antônio de Pádua. O cortejo recebeu homenagem do povo que aguardava para dar adeus a seu pároco muito amado, com cantos e orações. Dom Irineu enviou mensagens de consolo aos familiares que vivem na Paraíba.

Padre Ronaldo Brito foi encontrado morto em uma casa no bairro Bela Vista do Juá, em Santarém, onde foi passar o fim de ano. Seu corpo foi encontrado no final da manhã do último domingo, 3. O fato está sendo apurado pela polícia e acompanhado pela Arquidiocese.

Breve histórico de Padre Ronaldo

Padre José Ronaldo Gomes de Brito, nasceu no dia 5 de maio de 1982, natural de Timbaúba/PE. Aos 16 anos fez sua primeira experiência vocacional em comunidades de João Pessoa. Ingressou no Seminário em 2005; estudou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese da Paraíba. Concluiu seus estudos de Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição, também da Arquidiocese paraibana.

Chegou a Santarém no dia 17 de junho de 2014, acolhido pelo bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale. O seu desejo era de conhecer a realidade e costumes da então Diocese. Sua experiência com a realidade amazônica iniciou nas comunidades Solimões, Vila de Boim – Rio Tapajós; Santa Maria do Uruará no município de Prainha; além da cidade Almeirim. Retornou ao Seminário São Pio X onde ministrou aulas de Filosofia aos seminaristas propedêuticos. Fez seu estágio pastoral na Área Pastoral Cristo Ressuscitado, bairro Matinha. Também ajudou nas comunidades São João Batista, Santo Antônio, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, todas em Santarém.

No dia 5 de dezembro de 2014, José Ronaldo foi ordenado Diácono junto com mais quatro seminaristas, na Praça da Matriz. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em setembro de 2015. Atualmente era pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, cidade de Belterra, e, desde fevereiro de 2016, Padre Ronaldo Brito coordenava a Pastoral Carcerária de Santarém.

Ercio Santos - Pastoral da Comunicação/Assessoria de Imprensa – Arquidiocese de Santarém/Pa (93) 99121-1200