13 AGO 2024

Relações humanas e a vida sacerdotal são abordados na Semana Teológica do Clero

Por: Ercio Santos- Pascom/Arquidiocese de Santarém

“Dimensão Humana e a condição de presbíteros”, esse é o tema central da semana de atualização teológica do clero da Arquidiocese de Santarém, que está ocorrendo desde a última segunda-feira, 12, no Seminário São Pio X. Padres diocesanos e de outras congregações são os destinatários do evento que é organizado pela Pastoral Presbiteral Arquidiocesana. Participa também Dom Irineu Roman, CSJ, arcebispo metropolitano de Santarém e Presidente do Regional Norte 2 da CNBB. A formação é conduzida pela Psicóloga, Doutora em Psicanálise, Saúde e Sociedade e Professora do Instituto Superior Anísio Teixeira, Evanir Filgueiras, do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, ela vem contribuindo com temas específicos no campo da formação humana, especialmente em ambientes religiosos.

Dra. Evanir, em sua abordagem, destacou pontos analíticos das relações humanas. “Estamos vivendo num tempo de aceleração onde nós somos convocados a dar respostas rápidas, imediatas, onde não temos mais tempo de decantar nossas experiências, e isso tem produzido alterações na nossa forma de funcionar. E muitos transtornos que hoje são diagnosticados veem de uma alteração no modo de funcionamento psíquico, fazendo com que não consigamos viver de uma forma mais leve, mais natural a nossa própria vida.  Estamos vivendo um descompasso do que é humano, inseridos na realidade humana por exigências que veem do campo do desempenho, das relações humanas, das atividades profissionais, religiosas, entre outros.  Isso causa uma desordem, um adoecimento que parte do emocional e vai se manifestando no aspecto físico.

Apesar de todas essas situações, Dra. Evanir expressa otimismo na resolução desses conflitos: “não há uma receita de bolo, mas a solução depende de cada um a partir da sua reflexão pessoal: no meu caminho, onde eu me perdi? Preciso retomar meu ponto de partida. Cada pessoa, e trazendo para a realidade dos presbíteros, cada padre necessita refletir sobre sua história de vida, desde a sua infância até os dias atuais. Isso é muito importante e necessário para o crescimento do exercício do seu ministério”, concluiu.

Para o arcebispo metropolitano, Dom Irineu Roman, esta formação tem um significado todo especial: “é uma alegria esse encontro do nosso clero, oportunidade de atualização teológica nos aspectos humano e psicológico. Tempo propício para se trabalhar a dimensão pessoal, comunitária, eclesial, para que o presbítero possa crescer na sua vocação ministerial, missionária, pastoral e na gestão administrativa; o zelo, o cuidado com os bens eclesiais, com os colaboradores das paróquias e comunidades. É um momento oportuno também para descanso, convivência e partilha de experiências.”

Padre Osinaldo Raphael, da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Santarém, destaca a escolha do tema para esta semana teológica. “a cada ano, a semana teológica aborda uma dimensão na formação continuada do clero, e este ano foi escolhida a dimensão humana. É muito oportuno esse tema, pois em vários momentos da nossa vocação, nos deparamos em meio a conflitos entre a nossa vocação humana e a nossa condição de padre. É uma ótima oportunidade de buscarmos o equilíbrio entre aquilo que somos como pessoa humana e a função que exercemos no ministério que abraçamos na Igreja através da nossa vocação. Quem nós somos e qual é o nosso lugar dentro desse ministério que exercemos.”

Ainda fazendo parte da programação, os padres participaram de uma conferência on-line nesta terça-feira a respeito da gestão de bens eclesiais, ministrada pelo Instituto Axis, que atua em consultoria, soluções e serviços especializados para o dia a dia das Entidades Católicas

Assuntos como a escolha da vida religiosa e suas implicações; a importância de se conhecer e reorganizar o comportamento; a vida fraterna e a convivência com pessoas difíceis: não descartar as pessoas / acomodar as diferenças, estão na programação da semana de atualização teológica que prossegue até quinta-feira, 15.