06 AGO 2024

Festa de N. Sra. da Conceição 2024: Cartaz do Círio é apresentado

Uma celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo, Dom Irineu Roman e concelebrada por padres da Arquidiocese, marcou a apresentação do Cartaz do Círio 2024 de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Arquidiocese de Santarém.  A apresentação ocorreu na noite do último dia 2, pela Diretoria da Festa. Também houve a bênção de envio das imagens peregrinas que estão em visitas desde a última segunda-feira, 5. Essas visitas são nas paróquias, comunidades, famílias, hospitais, escolas, instituições e órgãos públicos e privados, até o mês de novembro.

O Círio da Padroeira da Arquidiocese de Santarém vai ocorrer no dia 24 de novembro, às 7h, com saída da igreja São Sebastião e chegada no elevado da Praça da Matriz.

O Cartaz não é apenas uma lembrança da Festa. É, também, um símbolo que enfatiza a preparação dos fiéis para celebrar, com fé e gratidão, o Círio de Nossa Senhora da Conceição. Acompanhe a descrição completa.

Comentário descritivo do Cartaz do Círio 2024

Presente nas festividades de Nossa Senhora da Conceição há mais de 100 anos, o cartaz do Círio é não somente uma lembrança ou memória da festa da padroeira de Santarém, mas também um símbolo que enfatiza a preparação dos fiéis para celebrar, com fé e gratidão, o Círio de Nossa Senhora da Conceição.

Neste ano de 2024, o cartaz apresenta um fundo azul profundo, representando o céu e a serenidade, criando um contraste elegante com os elementos brancos e dourados.  Para o povo de Israel, o azul traz à mente a obediência aos mandamentos de Deus. Isto foi perfeitamente vivenciado pela Mãe Santíssima, que disse: "Eis que eu sou serva do Senhor; seja conforme sua palavra"(Lucas 1:38). Ela era a fiel "Filha de Sião" que cumpriu o chamado da obediência pedido por Deus aos israelitas. A azul ainda representa a transcendência, o mistério e o divino. Ao fundo realça a cidade de Santarém no Estado do Pará, a sede da Arquidiocese, destacando a Catedral Metropolitana, com sua imponência beleza.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição é destacada, envolta por suaves nuvens brancas, que lembram o céu, que emanam uma aura de divindade e proteção. Os detalhes dourados na vestimenta, assim como a auréola sobre a cabeça remetem à realeza de Nossa Senhora, mostrando que ela é Rainha do Céu e da Terra. As mãos da Imaculada Conceição estão unidas na altura do coração simbolizando a oração. Em todas as aparições que fez, a Virgem Maria pediu para que as pessoas rezassem. Na parte inferior do cartaz, a típica corda do Círio é representada, simbolizando a tradição e a união dos fiéis durante a procissão. A Corda une o povo devoto, com generosa piedade e fervorosa fé, certos de que ela não desampara, trazendo para si a sustentação maternal, uma relação de Mãe e filhos.

O título "Círio da Conceição 2024" é exibido em letras douradas e elegantes no topo do cartaz, refletindo a majestade, a sacralidade. O eterno que evoca o sol, significando a centralidade de Cristo. O dourado é também símbolo do amor e da luz celeste. No cartaz a simbologia traz a vida divina dada ao homem pelo Espírito do Ressuscitado: dourado significa cheio de vida divina, de vida de Cristo.  As flores adornam o cartaz nas arestas, numa disposição que envolve. As rosas são um ornamento precioso, associando as virtudes da Bem-Aventurada Virgem Maria, trazendo um contexto de pureza e singeleza para o anúncio. Nesta representação ela retrata a sublime criação divina, da beleza de sua obra, a perfeição da natureza, e o simbolismo da pureza de alma.

Acima da Santa, uma luz brilhante ilumina o cartaz, no meio dessa luz está uma pomba branca, simbolizando a paz e o Espírito Santo.  A Virgem Maria tem uma ligação estreita com o Divino Espírito Santo. Ela concebeu Jesus por obra Dele; é santa e Imaculada por Sua obra; esteve com os Apóstolos no dia de Pentecostes; e se tornou Mãe da Igreja e Mãe de cada homem e mulher que Jesus resgatou com Seu sangue. Portanto, entra-se em consonância com o tema do Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição 2024, “Maria Imaculada, mensageira e Rainha da Paz!” É muito importante que aquele que é batizado no Espírito Santo, tenha um conhecimento profundo sobre o que a Igreja ensina sobre a Mãe de Deus, e tenha intimidade com Ela.

O cartaz foi criado e editado pelo Designer do Sistema Arquidiocesano de Comunicação, Heldervan Oliveira, Editor de Imagem. Sua inspiração foi criar um cartaz oracional, que pudesse expor não somente a imagem, mas convidar o povo da Arquidiocese a contemplar e a rezar com Maria, fazendo com que cada um de nós sejamos discípulos e discipulas da Paz, a exemplo da Mãe de Jesus.

Informações: Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição