10 JUN 2024

Espaço Laudato Si’ é inaugurado em Santarém

O local tem uma área ambiental preservada bem na parte urbana da cidade

Celebração de inauguração do espaço conduzido por Frei João Messias. Foto: Aritana Aguiar/Ascom Arquidiocese

No último sábado, 08, houve o lançamento do espaço Laudato Si’, uma iniciativa da Arquidiocese de Santarém e da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Núcleo de Integração de Igualdade Étnico-Racial (Nierac) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O espaço fica localizado na Rodovia Santarém-Cuiabá, km 03, próximo ao Seminário São Pio X, e será um ambiente curativo.

Durante a celebração de abertura, houve também o plantio de mudas de árvores, entre elas, a castanheira e o pau-Brasil. Foi mostrado aos participantes o projeto estrutural do espaço, que atenderá o público, depois de pronto.

Frei Edilson Rocha, OFM, ressalta sobre a escolha do nome do espaço. Foto: Aritana Aguiar/Ascom Arquidiocese

O Ministro Custodial da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia, Frei Edilson Rocha, OFM, ressaltou a escolha do nome para o local, já que antes o espaço, que estava desativado, se chamava Casa Maíra (língua Tupi Guarany), que significa “Caminho do sol”. “Foi uma casa de formação franciscana durante muitos anos, até pouco tempo atrás. Como o espaço estava ocioso, e na parceria com outras entidades, foi pensado em usar este espaço grande, que é um pedaço de natureza preservada bem no coração da cidade, para a questão ambiental, para a saúde. E foi chamado de Laudato Si’, porque é uma referência à encíclica do Papa Francisco, lançada em 2015, voltada para a questão do meio ambiente”, explicou. Este local fazia parte do complexo do Seminário São Pio X, e foi cedido à Custódia Franciscana na década de 90.

O Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, salientou que a carta encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’ (Louvado Sejas), que dá o nome ao espaço, é um dos maiores documentos do pontífice. Para ele, o espaço é um local de valorização da natureza, de educação ambiental: “aqui será um espaço para que as entidades possam usufruir. Para que aqui, as futuras gerações sejam educadas para a questão ambiental, que é um grande desafio para o mundo de hoje”. O Arcebispo ressaltou que toda esta iniciativa é uma grande parceria.

Dom Irineu ressaltou que o espaço será um ambiente de educação ambiental. Foto: Aritana Aguiar/Ascom Arquidiocese

O professor do Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) da Ufopa, Wilson Sabino, explicou que o espaço irá oferecer diversos serviços à população. “Dentre eles, a farmácia de fitoterápicos. Teremos uma farmácia que produzirá plantas secas para fazer chá, como também produzir os fitoterápicos”, informou. Sabino ainda acrescentou: “Aqui também terá serviços no sentido da psicologia, então vamos ter também a psicoterapia, porque temos um trabalho voltado à saúde mental. Todo o nosso trabalho se inicia com a saúde mental. Trabalharemos com a Sociedade Brasileira de Psicologia Social e, também, com o curso de psicologia do Iespes”.

Plantio de muda realizada no Espaço Laudato Si'. Foto: Aritana Aguiar/Ascom Arquidiocese

A coordenadora da Cáritas da Arquidiocese de Santarém, Francely Brandão, afirmou que o Laudato Si’ será um espaço curativo, tanto com a produção e disponibilização dos fitoterápicos, quanto ao aproveitamento da floresta urbana para tratamento da saúde mental. “A partir de hoje começam os trabalhos estruturais deste espaço, para a partir do mês de fevereiro começarmos a atender a população”, ressaltou. Segundo ela, os atendimentos devem ocorrer da seguinte maneira: “A pessoa virá aqui durante a semana, e ao ser atendida, será verificado se ela necessita do fitoterápico ou se o espaço curativo da floresta irá ajudar”. Outro propósito, assim que estiver pronto, que o Laudato Si’ seja aberto nos fins de semana para visitação de instituições, escolas e organizações.

Celebração marca abertura do lançamento do espaço. Foto: Aritana Aguiar/Ascom Arquidiocese

Por Aritana Aguiar e Riane Batista

Colaborou Luana Sousa