19 FEV 2024

Santa Missa marca abertura da CF 2024 na Arquidiocese de Santarém

Celebração ocorreu em Santarém, na Igreja São Sebastião. Foto: Jaime Carvalho/Pascom Sant'Ana.

Na primeira sexta-feira da Quaresma, 16 de fevereiro, ocorreu a Missa de abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2024 na Arquidiocese de Santarém. A celebração foi realizada na Igreja São Sebastião, bairro Prainha, na cidade de Santarém, presidida pelo Arcebispo Dom Irineu Roman, e contou com a presença de religiosas, religiosos, padres e diversas lideranças leigas da cidade de Santarém.

A Campanha deste ano traz o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).

Dom Irineu Roman durante sua homilia.  Foto: Jaime Carvalho/Pascom Sant'Ana

Em sua homilia, Dom Irineu observou que no período da pandemia da Covid-19, em todo o mundo, inúmeros profissionais de saúde se doaram em prol do próximo. “Deram a própria vida para salvar pessoas. Deram a própria vida no serviço, no cuidado com os doentes. Isso que é a verdadeira amizade social. Chegar ao ponto de dá a vida, de até morrer para cuidar dos outros”, enfatizou.

O Arcebispo ainda ressaltou que o período quaresmal é um tempo “de renovar a própria vida de fé, a nossa vida espiritual, para exercitarmos, justamente, aquelas virtudes que a Quaresma nos pede. Vamos ligar a Quaresma com a temática da Campanha da Fraternidade”.

Saiba mais:

CF 2024: Arquidiocese promove formação neste fim de semana, 13 e 14
Mais de 100 pessoas participam da formação sobre a Campanha da Fraternidade em Santarém
CF 2024: Missa de Abertura na Arquidiocese ocorre sexta-feira, 16

Mensagem lida por Marcos Breno, coordenador arquidiocesano do Setor Juventude. Foto: Jaime Carvalho/Pascom Sant'Ana

O Setor Juventude Arquidiocesano pediu, durante a mensagem de abertura da CF 2024 na Igreja Particular de Santarém, que “o poder intercessor de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nossa Mãe e padroeira da Arquidiocese de Santarém, que nos eduque para sermos verdadeiros irmãos e discípulos do seu Filho, verdadeiros irmãos e amigos de todas as pessoas, todos os povos e de toda a criação, a fim de darmos nossa contribuição na construção do reino de Deus, aqui e agora”.

Ao final da celebração, o coordenador da CF 2024 na Arquidiocese, Luciano Oliveira, destacou que as comunidades, áreas pastorais e paróquias promovem suas ações a partir da temática. “Todas as paróquias que receberam o treinamento no Centro de Formação Emaús estão com suas exitosas campanhas. Muitas coisas bonitas estão acontecendo e irão acontecer”, ressaltou. Algumas paróquias já realizam o repasse da formação recebida em janeiro em Emaús, sobre o tema e lema da Campanha. (Imagem ao lado: Professor Luciano fala das ações nas paróquias.Foto: Jaime Carvalho/Pascom Sant'Ana)

Via-sacra da cidade

Para fazer memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, na cidade de Santarém, haverá a Via-sacra. O tema e o lema da Campanha também serão refletidos nas 15 estações da Via Crúcis. Será no dia 22 de março, saindo às 17h30 da Igreja Sagrada Família, no bairro Aeroporto Velho, até a Praça de Eventos.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade acontece sempre no período da Quaresma, que inicia na Quarta-Feira de Cinzas e encerra no Domingo de Ramos. O último dia é dedicado à Coleta Nacional da Solidariedade.

Em 2024, a CF completa 60 anos de realização. Ela é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Confira abaixo outras imagens da Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Santarém (Fotos: Jaime Carvalho/Pascom Sant'Ana)