30 JUN 2023

Roda de Conversa marca encerramento do Junho Verde na Arquidiocese de Santarém

Dom Irineu Roman faz uma oração inicial do encontro./ Foto: Pascom Arquidiocesana

A Arquidiocese de Santarém encerrou a campanha Junho Verde nesta sexta-feira, 30, com uma Roda de Conversa, no auditório da Catedral Metropolitana. A iniciativa mobilizada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) - Comitê Santarém e Cáritas Arquidiocesana contou com a presença do Arcebispo Dom Irineu Roman, de lideranças leigas e leigos, lideranças comunitárias, professores universitários, acadêmicos da Ufopa, religiosas, padres e colaboradores da Cúria e do Centro de Pastoral.

Neste momento de partilha e reflexão, o arcebispo destacou que campanha é uma iniciativa assumida pela Igreja Católica no Brasil a partir da Lei 14.393/2022, que altera a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, para instituir a Campanha Junho Verde.

Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira, 30 de junho./ Foto: Pascom Arquidiocesana

Na Roda de Conversa foram abordadas três experiências ligadas a temática do Junho Verde: Agroecologia e comercialização da produção rural - Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém (AMTR); Produção de medicamentos fitoterápicos - Cáritas Arquidiocesana, Universidade Federal do Oeste do Pará e Irmãs Franciscanas de Maristella; e Turismo de base comunitária - Associação de Moradores do bairro Pérola do Maicá. Também outros depoimentos de cuidado com a nossa Casa Comum foram partilhados na Roda de Conversa.

A campanha Junho Verde “enfatiza o compromisso pela conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, bem como o controle da poluição e da degradação dos bens naturais, que são dons de Deus e obras da Criação”.

Prof. Wilson Sabino apresenta a produção de maracujá para a fabricação de fitoterápicos./ Foto: Pascom Arquidiocesana

Com informações do Portal da CNBB