02 JUN 2023

Caminhada Ecológica é realizada em Santarém neste domingo, 4 de junho

Na cidade de Santarém, a Área Pastoral Nossa Senhora de Nazaré promove neste domingo, 4 de junho, sua 1ª Caminhada Ecológica em defesa da vida e do meio ambiente. A concentração inicia às 7h na Igreja N. Sra. de Nazaré, bairro Vitória Régia, com saída às 7h30, seguindo em direção à Serra do Saubal. Na chegada, haverá Celebração Eucarística.

Durante a caminhada, terá momentos de reflexão com destaque para a importância e a necessidade de se zelar pelo meio ambiente do qual o ser humano faz parte, e sem o meio ambiente não é possível continuar a vida.

Em sintonia com o Papa Francisco

A realização da 1ª Caminhada Ecológica está em sintonia com a encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’ (Sobre o cuidado com a Casa Comum). O Santo Padre afirma no documento que: “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum (n.13)". E acrescenta: "Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós (n.14)".

Esta iniciativa da área envolve todas as suas comunidades: Nossa Senhora de Nazaré, São João Batista, Santo Antônio e São José.

Trajeto

A caminhada sairá da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, bairro Vitória Régia, segue pela Travessa 20, Rua 13 de maio, Av. Sérgio Henn até a Serra do Saubal.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia 5 de junho é dedicado, em caráter mundial, à celebração ao Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de alertar a população do planeta Terra a respeito dos problemas ambientais e a necessidade de preservar os recursos naturais.