11 JAN 2023

CF 2023: Formação na Arquidiocese ocorre neste fim de semana

Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade 2023. Como de costume, na Arquidiocese de Santarém terá uma formação sobre a temática. É neste fim de semana, 14 e 15 de janeiro, no Centro de Formação Emaús para padres, religiosos e religiosas, lideranças leigas e também contará com a presença de representantes da Diocese de Óbidos. A formação será conduzida pelo professor Mário Tito, do Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e pelo Frei Rômulo Canto, da Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia. No dia 14, sábado, o encontro vai ocorrer das 8h30 às 18h e no dia 15, domingo, das 8h às 12h.

O objetivo geral da Campanha deste ano é “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo”.

Em seus os objetivos específicos, a CF 2023 pretende compreender a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; desvelar as causas estruturais da fome no Brasil; indicar as contradições de uma economia que mata pela fome; mobilizar a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida; estimular iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis.

Coleta da solidariedade

Sempre no fim de semana do Domingo de Ramos, é realizada a Coleta Nacional da Solidariedade. A coleta é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Do total arrecadado nas celebrações, 60% vão para o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade. Os fundos destinam-se ao atendimento de ações e projetos sociais no Brasil. Os recursos buscam anualmente atender às urgências.

A Campanha da Fraternidade ocorre sempre no período da Quaresma. Este ano, o período quaresmal será de 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, a 2 de abril, Domingo de Ramos.