16 SET 2022

Fé e devoção marcam 1° mês de peregrinações pela Arquidiocese de Santarém

As peregrinações são momentos que antecedem o grande círio que acontece dia 27 de novembro

Por Assessoria de Imprensa do Círio

Visita na Paróquia São Paulo Apóstolo. Foto: Setor de Comunicação do Círio/Comunidade

Desde o último dia de 16 de agosto vem acontecendo as peregrinações da imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas paróquias, áreas pastorais, instituições públicas e privadas da Arquidiocese de Santarém. Nesta sexta-feira (16), celebramos o 1° mês das visitas.

Em 2021, esse momento ganhou um novo formato. Cada comunidade ficou responsável de fazer a peregrinação seguindo orientações da equipe de liturgia. Segundo a diretoria da festa, a descentralização se deu após solicitações de fiéis devotos e párocos para que mais famílias pudessem ser atendidas. Com isso, em 2022, o número passou de 50 para 85.

Pe. Ruy Barbosa, Diretor Geral da Festa, destaca a participação das comunidades, paróquias e áreas pastorais nesse primeiro mês, além da importância da ampliação do número de imagens: “O período das peregrinações de Nossa Senhora da Conceição (de agosto a novembro) é um período bastante missionário de evangelização nas famílias através da imagem dirigidas a partir das áreas, paróquias e regiões da nossa Arquidiocese, assim como a peregrinação que acontece nas instituições públicas e privadas. Esse período é de muita evangelização, de visitas com oitenta e cinco imagens que foram enviadas para as áreas paróquias e regiões pastorais da nossa arquidiocese e a imagem peregrina que visita as instituições públicas e privadas com a novidade de aumento do número de imagem de visitas às famílias e com a imagem peregrina já visitando as cidades vizinhas.”

Visitação na Área Pastoral São Lucas, cidade de Santarém. Foto: Setor de Comunicação do Círio/Comunidade

Cada comunidade/área pastoral fica responsável em fazer a peregrinação a seu modo, de acordo com a sua realidade e costumes. Algumas elaboraram um calendário para atender a demanda, como enfatiza o Pe. Luís Augusto, da área pastoral São Lucas, que abriga cerca de 12 comunidades localizadas ao longo da PA 370 (Santarém/Curuá-Una).  “Nós recebemos quatro imagens peregrinas da diretoria da festa de Nossa Senhora da Conceição. Ficamos muito felizes, animados porque ano passado havíamos recebido três, esse ano mais uma que oportuniza o maior alcance da imagem às famílias aqui das nossas comunidades. [...] Nós estamos organizados a partir de um calendário que nós estipulamos com todas as coordenações aqui, e cada imagem vai passar por uma espécie de rodízio, cada comunidade tem a sua autonomia, tem a sua equipe, que organiza a visita de acordo com a realidade, com cada necessidade”, finalizou o Padre.

Amaury Aguiar, coordenador da festa, ao avaliar o primeiro mês de peregrinações, destacou que é possível perceber um clima de louvor, agradecimento, espiritualidade e devoção à Maria Santíssima:

“Estamos já no primeiro mês de caminhada das peregrinações nas famílias, a cargo das paróquias e comunidades. A gente tem observado um momento de espiritualidade bem evoluído, bem avançado a gente está muito feliz com isso, a diretoria da festa agradece de primeiro plano as paróquias, as comunidades, as pessoas que encaminham, que coordenam, que conduzem essas peregrinações, às famílias. [...] e fica a expectativa de que até final do período esse número cresça pra que a gente possa visitar com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, o maior número possível de famílias em toda a arquidiocese.”

Momento da visita no município de Belterra. Foto: Setor de Comunicação do Círio/Comunidade

Outra novidade deste ano é quanto as visitas de Nossa Senhora da Conceição em municípios vizinhos.

No último domingo (11), Belterra (no oeste do Pará), recebeu a imagem peregrina pela primeira vez. “Começamos também a fazer as visitas com a imagem peregrina a outras cidades, estivemos domingo em Belterra, onde visitamos cinco comunidades. Lá fomos super bem recebidos, padre Ronaldo, acolheu toda a diretoria que esteve presente na peregrinação de forma muito carinhosa. Fizemos as visitas em algumas comunidades, algumas paróquias lá de Belterra. Foi um domingo muito interessante, muito bonito de se ver e de viver e participar. Então a nossa expectativa agora é pra próxima visita que será no município de Mojuí dos Campos”, concluiu Amaury Aguiar.

As visitas da imagem peregrina encerram em meados de novembro.

As peregrinações são momentos que antecedem o grande Círio que acontece dia 27 de novembro, em seu trajeto original após dois anos da pandemia de Covid-19. Ou seja, com saída da Igreja de São Sebastião até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Sonora - Padre Ruy Barbosa (AQUI)

Sonora - Padre Luis Augusto (AQUI)

Sonora - Amaury Aguiar (AQUI)