28 AGO 2022

Pastoral Catequética envia mensagem aos catequistas da Arquidiocese de Santarém

Por ocasião do Dia Nacional do Catequista, celebrado neste domingo, 28 de agosto, a Pastoral Catequética da Arquidiocese de Santarém enviou uma mensagem aos catequistas desta Igreja particular. Confira abaixo a mensagem assinada pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral Catequética, padre Alessandro Miranda Pinto:

MENSAGEM POR OCASIÃO DO DIA NACIONAL DO CATEQUISTA

Queridos Catequistas da Arquidiocese de Santarém,

Que graça é poder contar com a vida doada de vocês! Como o Bom Pastor (Cf. João 10,11) vocês se esforçam para oferecer às ovelhas (catequizandos / iniciandos) alimento seguro, de qualidade, e águas refrescantes (Cf. Sl 23,2); isto por meio da educação da fé, que está no cerne da missão e do ministério catequético.

Se por um lado, os últimos anos não têm sido fáceis; por outro, vocês vêm mostrando a garra, a coragem, a ousadia e o forte desejo de vencer grandes desafios que se impuseram sobre a catequese paroquial e na nossa Igreja local. Não têm faltado boa vontade, disponibilidade, curiosidade formativa, sede de conhecimento, criatividade pedagógico-pastoral e necessidade de estar com os “pequeninos do Senhor”, das mais variadas idades, em todo o território arquidiocesano.

A atuação de catequistas em instâncias comunitárias alegra o coração e aquece o trabalho eclesial. Vocês, ao lado de outros leigos, colaboram para que a nossa Arquidiocese tenha uma fisionomia feliz; apresentam horizontes esperançosos num cenário em que a doença e a morte físicas provocaram adoecimento psicológico e abatimento espiritual.

Neste 4º domingo de agosto, em que no Brasil festejamos e celebramos as vocações leigas, Dia Nacional do Catequista, agradecemos aos presbíteros, religiosos, religiosas e leigos em geral, pelo que vem ocorrendo em nossas comunidades: planejamentos, formações, retiros, liturgias próprias dos itinerários catequéticos, celebrações de sacramentos, encontros semanais com os catequizandos. Um forte incentivo acontecendo! Isto é graça!

Temos muitos desafios e surgem muitas novidades negativas. Todavia, dentro de um ano de retomada oficial da catequese na Arquidiocese de Santarém, já temos uma lista grande de motivos para agradecer ao Senhor e honrar pessoas. Isto também é graça!

Que Nossa Senhora da Conceição interceda pelo aumento da nação de catequistas (Cf. Isaías 26,15) e pela saúde de cada pessoa que se entrega com amor ao serviço do Reino na Igreja de Cristo presente na Amazônia!

Deus abençoe!

Santarém, 28 de agosto de 2022

(Memória Litúrgica de Santo Agostinho de Hipona – grande catequista)

Pe. Alessandro Miranda Pinto