20 MAI 2022

Pascom Arquidiocesana promove Semana da Comunicação de 22 a 29 de maio

Com o tema “Escutar com o ouvido do coração”, a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Santarém promove a 22ª Semana Arquidiocesana da Comunicação de 22 a 29 de maio. Na programação haverá celebrações, encontros, formações, Adoração ao Santíssimo Sacramento, dentre outros.

A temática deste ano é o mesmo tema da Mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais celebrado no próximo dia 29, festa da Ascensão do Senhor aos céus. Em sua mensagem, o pontífice destaca que a “escuta continua essencial para a comunicação humana” e que ela “corresponde ao estilo humilde de Deus”. O Santo Padre ressalta a escuta como condição da boa comunicação, ao afirmar que “a escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação. Não se comunica se primeiro não se escutou...”.

A coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Alessandra Miranda, salienta que a programação deste ano também está em sintonia com momentos importantes atuais da Igreja: “De 6 a 9 de junho, a nossa arquidiocese sedia o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal. Esse encontro vai celebrar os 50 anos de um grande evento dos bispos que ocorreu em Santarém em 1972. Aquele evento marcou a ação pastoral da Igreja expressando uma identidade tipicamente amazônica, isto é, uma evangelização que leva em conta os costumes e a cultura dos povos da Amazônia. Além disso, nossa Igreja vive um momento de escuta sinodal, no qual o povo de Deus está sendo ouvido para o Sínodo dos Bispos de 2023, que vai ocorrer no Vaticano trazendo a temática da comunhão, participação e missão”.

Painel Integrado

Sobre o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia legal a ser realizado em Santarém, no mês de junho, no Seminário São Pio X, com a presença de bispos da região amazônica, religiosos e religiosas, a Pascom promove na Semana da Comunicação um Painel Integrado que vai aprofundar sobre o encontro de 1972. O evento ocorre no dia 26 de maio, quinta-feira, às 19h30, no salão paroquial da Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, e será aberto a toda comunidade e também transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural AM710, TV Encontro – Canal 26.1, e redes sociais: facebook e youtube da Tv Encontro).

Confira abaixo a programação completa da 22ª Semana Arquidiocesana da Comunicação:

22/05 - 19h - Missa de abertura – Igreja N. Sra. Aparecida – Aparecida - As comunidades também realizarão a abertura em seus locais e horários de costume.

23, 24 e 25/05 – A partir das 19h celebrações, palestras, roda de conversa, oficinas, debates, encontros, exposições, seminários, etc., nas comunidades.

26/05 - 12h - Adoração ao Santíssimo Sacramento Local: Catedral Metropolitana de Santarém - Participação dos agentes da Pascom

26/05- 19h30 - Painel Integrado - 50 anos do Documento de Santarém

Local - Auditório da Paróquia São Francisco de Assis – Caranazal. Evento semipresencial com transmissão pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação Convidados: equipes, agentes da Pascom, padres, religiosos, pastorais...

27/05 - 10h30 - na Rádio Rural Programa Sintonia na Fé (Especial Semana da Comunicação)

29/05 - Encerramento com a Santa Missa nas comunidades, áreas pastorais e paróquias, em seus locais e horários de costume.

Texto: Aritana Aguiar