27 SET 2021

Sínodos dos Bispos de 2023 é tema de formação para leigos e leigas

Foto: Pascom SantarémA Arquidiocese de Santarém promoveu nos dias 24 e 25 de setembro um encontro de formação teológica a respeito do tema do 16º Sínodo dos Bispos: "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão". A iniciativa ocorreu Centro de Formação Emaús com a presença de lideranças das paróquias e áreas pastorais, coordenadores de pastorais e movimento eclesial, e, também, de representantes da Prelazia de Itaituba. A assessoria foi do padre Hélio Fronczak, professor da Faculdade Católica de Belém.

Na programação também foi destacada a temática "A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja", conduzida pelo Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, padre Cleonildo Paulo. A formação finalizou com uma abordagem sobre "Alguns desafios pastorais de nossa Igreja particular de SaFoto: Pascom Santarémntarém", ministrado pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman.

Em outubro de 2023 ocorrerá no Vaticano o 16º Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco. Este Sínodo será diferente dos demais já promovidos pela Igreja Católica Apostólica Romana. O processo vai acontecer em caráter diocesano, continental e universal.

Ao final do encontro, Dom Irineu anunciou que no próximo dia 15 de outubro ocorrerá o lançamento do Sínodo Arquidiocesano. Será em Santa Missa, na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 19h.

Texto: Aritana Aguiar