26 MAI 2021

Pastoral da Sobriedade promove Campanha de Combate ao Fumo de 29 a 31 de maio

A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Santarém promove de 29 a 31 de maio a Campanha Arquidiocesana de Combate ao Fumo. A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Fumo celebrado todo dia 31 de maio. Por conta da pandemia, a campanha se dará de modo virtual com a divulgação de folderes que alertam sobre os males do cigarro, principalmente devido à Covid-19. Clique AQUI e confira os materiais.

Segundo a coordenadora da Pastoral da Sobriedade, Rita Guimarães, a campanha tem o objetivo “de conscientizar sobre os males que a nicotina causa na vida de uma pessoa”. Ela acrescenta ainda que “é importante lembrar que além do fumante, também o cigarro prejudica aqueles que inalam a fumaça das pessoas que estão fumando ao seu lado, são os chamados fumantes passivos. Nunca é demais fazer esse alerta”.

Além disso, Rita ressalta que fumar pode aumentar os riscos de contrair a Covid-19: “A pessoa que compartilha produtos de tabaco, como narguillé, pode transmitir o vírus de uma pessoa à outra; quem fuma ainda danifica os pulmões e outras partes do corpo, com isso aumenta o risco de desenvolvimento da forma grave da covid caso contraia a doença, ou seja, o fumante se torna mais vulnerável à covid-19”.

A coordenadora ressalta que o Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta que o simples gesto de levar o cigarro à boca sem a limpeza devida das mãos pode facilitar a contaminação pelo vírus.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco causa diferentes tipos de inflamações e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm

maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Por isso, estão mais propensos a contrair a doença.

31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial de Combate ao Fumo ou sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde, sendo celebrado todo dia 31 de maio. O objetivo é alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao Tabagismo, que é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.