05 MAR 2023

Ecos da Assembleia - 05.03.2023


MEMBROS DA 9ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ESCOLHEM OBJETIVO, DIRETRIZES E PRIORIDADES DA AÇÃO EVANGELIZADORA NA ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM


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A manhã do domingo, último dia da 9ª Assembleia de Pastoral da Arquidiocese de Santarém, foi marcada com as votações para escolha do objetivo geral, das diretrizes e prioridades da Igreja local.

As discussões sobre as realidades da caminhada eclesial, as reflexões a partir do texto bíblico e dos documentos da Igreja, culminaram nos debates e nas votações desses pontos que representam um direcionamento da Ação Evangelizadora em todo o território da Arquidiocese de Santarém para um período de quatro anos.

O objetivo geral:

EVANGELIZAR, numa realidade amazônica cada vez mais diversa, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à sua plenitude.

Como diretrizes:

Reafirmando as chamadas “Diretrizes de Santarém” (1972/2022), ratificamos a Encarnação na realidade, fundamentada na encarnação de Cristo, Verbo de Deus, e a Evangelização libertadora, cujo fundamento é o Mistério Pascal de Cristo, comprometido com a libertação integral da pessoa humana, como as duas grandes diretrizes para nortear toda a ação pastoral na Arquidiocese de Santarém, a fim de que o objetivo geral, estabelecido nesta Assembleia, seja alcançado.

As prioridades aprovadas pelos delegados da 9ª Assembleia de Pastoral são:

  • Defesa da vida e dos povos da Amazônia
  • Revigoramento e fortalecimento das CEBs
  • Evangelização das famílias e das juventudes

Esse objetivo, as diretrizes e prioridades vão nortear a Ação Pastoral da Arquidiocese de Santarém nos próximos anos, sendo assumidos por todas as forças vivas que compõem a Igreja local.

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As atividades da 9ª Assembleia de Pastoral da Arquidiocese de Santarém foram concluídas com a missa presidida por Dom Irineu Roman, tendo como um dos pontos marcantes a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição.

Durante a homilia, Dom Irineu ressaltou que para a Igreja assumir os compromissos afirmados na Assembleia é preciso estar fundamentada na Palavra de Deus e em comunhão com os irmãos. A partir do objetivo assumido, é preciso “Que a Igreja possa iluminar o conjunto da Arquidiocese que é muito diverso”, disse o arcebispo. Dom Irineu exortou os participantes da Assembleia para que possam voltar às suas bases animados e impulsionados pelas decisões do encontro para o fortalecimento da missão. Destacou, ainda, a dimensão Mariana na missão da Igreja, porque a presença de Maria na caminhada eclesial é fundamental, pois, “Ela ensina a ouvir, a acolher, a ir ao encontro das pessoas”. Ele concluiu a reflexão dizendo: “Que possamos nos responsabilizar para que o Reino de Deus cresça cada vez mais no meio de nós!”.



Sobre os participantes da 9ª Assembleia de Pastoral da Arquidiocese de Santarém


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A equipe de secretaria da 9ª Assembleia de Pastoral registrou 212 delegados inscritos, entre lideranças leigas, religiosas, padres e o arcebispo. Desses, efetivamente, teve-se a participação de 205 votantes.

Os delegados representaram as 12 regiões pastorais que envolvem as paróquias, áreas pastorais e comunidades, das áreas rurais e urbanas dos sete municípios que formam a Arquidiocese (Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Prainha e Santarém).

Padre Eugênio Venzon, um dos secretários da assembleia, informou que o credenciamento encerrou às 15h da sexta-feira, dia 3 de março de 2023, apresentando os números de representantes por região pastoral: Região 1 - 14 delegados; Região 2 - 18 delegados; Região 3 - 17 delegados; Região 4 - 17 delegados; Região 5 - 20 delegados; Região 6 - 17 delegados; Região 7 - 13 delegados; Região 8 - 14 delegados; Região 9 - 7 delegados; Região 10 - 22 delegados; Região 11 - 5 delegados; e Região 12 - 10 delegados. O livro de frequência também registra sete convidados representando as seguintes instituições: Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Norte 2, Conselho Indigenista Tapajós Arapiuns (CITA). Escolas de confissão católica de Santarém.


Sobre as equipes de serviço


Foram meses de trabalho na organização da 9ª Assembleia de Pastoral da Arquidiocese de Santarém. As atividades em preparação, de realização e também do pós-assembleia, envolveram e envolvem um grande número de colaboradores e voluntários de pastorais, movimentos e paróquias/áreas pastorais.

Vamos conhecer as equipes de serviço: 

  • Equipe de Hospedagem– sob a coordenação da Renovação Carismática Católica de Santarém, foi responsável por conseguir hospedagem para os participantes que vieram das áreas rurais e de outros municípios;
  • Equipe de Recepção– na responsabilidade do Centro de Pastoral, teve a missão de acolher os delegados que vieram das áreas rurais e de outros municípios;  
  • Equipe de Bem-Estar e Saúde – com a Pastoral da Saúde na coordenação, a equipe foi responsável pelo bem-estar de todos os participantes da assembleia, atendendo com medicamentos naturais, massagens com aparelhos e com as próprias mãos, limpeza auditiva, e ainda contou com a presença de uma médica de clínica geral e terapeutas;Image title
  • Equipe de Finanças– direcionada pelo padre Cleonildo Paulo, coordenador arquidiocesano de pastoral, foi responsável por arrecadar recursos para a programação através de rifas que foram vendidas nas regiões pastorais;
  • Equipe de Manutenção e Infraestrutura– sob a responsabilidade de Caio Colácio, secretário paroquial de São Paulo Apóstolo, com sede no Jacamim, teve a missão de cuidar das instalações necessárias para o evento, providenciando cadeiras, som, bebedouros, entre outras necessidades estruturais;
  • Equipe de Ornamentação– com a atuação do Movimentos de Cursilho de Cristandade, foi responsável por preparar o ambiente para todas as pessoas presentes na Assembleia;
  • Equipe de Alimentação – também coordenada por padre Cleonildo Paulo, foi uma equipe que contou com a participação de diversos segmentos que providenciaram café, almoços, lanches e o jantar do segundo dia da Assembleia. Entre os segmentos: Movimentos Eclesiais, Regiões Pastorais da cidade de Santarém e o Centro de Pastoral. 
  • Equipe de Limpeza – sob a responsabilidade da Paróquia São Paulo Apóstolo, com sede no Jacamin, manteve a limpeza do ambiente da Assembleia, antes, durante e depois do encontro;Image title
  • Equipe de Liturgia– sob a coordenação da professora Eloisa Alves, coordenadora da Pastoral da Educação na Arquidiocese. A missão da equipe foi de preparar a liturgia das missas de abertura e encerramento da Assembleia, distribuir os momentos orantes por regiões pastorais, entre outras atividades litúrgicas;
  • Equipe de Animação– coordenada por Carlos Jaime, agente de pastoral da Paróquia de Cristo Libertador (Santarém), a equipe organizou o material de cantos da Assembleia, e atuou na animação durante o encontro;
  • Equipe de Comunicação– coordenada pela Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, foi responsável pelos registros da Assembleia com fotos, vídeos, podcasts e textos informativos (Ecos da Assembleia), além da divulgação de informações pelas redes sociais e envio de releases à imprensa, antes, durante e depois do evento;
  • Secretaria Externa– com o Setor de Projetos e o Secretariado das CEB’s, encaminhou materiais da secretaria, confecções dos crachás, a organização e entrega dos kits para os participantes e o credenciamento;
  • Secretaria Interna– coordenada por Paulo Ramos, coordenador da Região 2 de Pastoral, registrou todas as decisões da 9ª Assembleia de Pastoral. Elaborou as atas e relatórios do encontro;Image title
  • Equipe de Síntese e Conteúdo– sob a responsabilidade de Frei Gregório, Ângela Tereza e de padre Luís Pinto, foi responsável pela elaboração de todo o documento de trabalho da Assembleia;
  • Equipe de Coordenação da Assembleia– a equipe foi responsável na condução dos encaminhamentos para a realização da 9ª Assembleia de Pastoral. Fazem parte da equipe: Dom Irineu Roman, Padre Ruy Barbosa, Padre Cleonildo Paulo, Frei Gregório, Padre Ademar Ribeiro, Ângela Tereza, Alessandra Miranda e Irmã Sônia Matos. O padre Luís Pinto foi o assessor da Assembleia.

  • Registra-se também a participação do Sistema Arquidiocesano de Comunicação – Rural 91,1 FM de Santarém e TV Encontro - que transmitiu as missas de abertura e encerramento, participações ao vivo com flashs na rádio durante a programação e gravação de vídeo de toda a Assembleia.

    Também há o destaque à Paróquia São Francisco de Assis, no Caranazal, sob a administração de padre Armstrong Feitosa, que acolheu a realização da 9ª Assembleia de Pastoral da Arquidiocese nos espaços da Igreja e salão comunitário, oferecendo um lugar aconchegante para a realização das discussões sobre a caminhada da Igreja particular de Santarém.

    Agradecimento do coordenador de pastoral – Padre Cleonildo Paulo manifestou seu agradecimento às equipes de serviço que atuaram na Assembleia: “fica o agradecimento a todos que prestaram um serviço espetacular para a nossa igreja de Santarém, e em nome do arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, estendo o agradecimento a todos que ajudaram, como os que colaboraram para mandar as refeições para o encontro. Que Deus abençoe, profundamente, cada um por interseção de Nossa Senhora e que nunca lhes falte o amor, um coração cheio de esperança e sempre cheio da presença de Deus”.


    Confira mais:

    Ecos da Assembleia – 03.03.2023    

    Ecos da Assembleia – 04.03.2023   

    9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral em imagens

    Vozes da Assembleia

    Podcast especial “9ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral



    Textos: Blasius Kindo, Isabelle Cardoso e Rosa Rodrigues (Pastoral da Comunicação)

    Revisão: Ercio Santos (Pastoral da Comunicação)

    Fotos: Pastoral da Comunicação

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