09 AGO 2024

Festa de N. Sra. da Assunção em Vila Franca

A comunidade Vila Franca, rio Arapiuns, celebra Nossa Senhora da Assunção de 09 a 18 de agosto, destacando o tema “Com o escutar e o sim de Maria da Assunção caminharemos juntos para uma amizade social”.

A programação inicia dia 9 de agosto com a transladação da imagem da padroeira, saindo às 17h da igreja para a residência do Sr. Leonildo Silva, em Urucuri. No dia seguinte, 10 de agosto, tem alvorada às 5h30 e o Círio de N. Sra. da Assunção às 17h percorrendo as ruas da vila. Na chegada à igreja, acontece o levantamento do mastro e, em seguida, terá celebração litúrgica, marcando o início dos festejos.

Todas as noites, às 19h30, haverá celebração de responsabilidade das CEBs da comunidade.

No dia 15 de agosto, às 8h, acontece o Especial com Maria e terá café comunitário.  Já no dia 17 de agosto, a comunidade realiza a alvorada às 5h30 e mais tarde, às 7h30, tem procissão com os devotos de Nossa Senhora da Assunção percorrendo as ruas da vila. Na chegada à igreja Matriz haverá Santa Missa. Em seguida, às 20h30, tem a parte social com venda de iguarias e festival de prêmios.

Já no dia 18 de agosto, quando solenemente a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora, terá a Santa Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, sob presidência de Dom Irineu Roman, Arcebispo de Santarém, que será o marco histórico de reinauguração do tempo Matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Vila Franca. Na ocasião, haverá a entrega de certificado de reconhecimento aos benfeitores que contribuíram para a obra de reforma da igreja. Após a missa, terá a derrubada do mastro com a dança dos foliões, encerrando as festividades.