26 MAI 2024

Festividades da Paróquia de São João Batista - Bairro Jardim Santarém

Este ano a festa do padroeiro inicia dia 26 de maio segue até o dia 24 de junho como tema: “São João Batista, profeta e defensor da vida, ensina-nos a sermos irmãos e irmãs”

As comemorações da festividade da Paróquia de São João Batista, no bairro Jardim Santarém, tiveram início com retiro espiritual; no dia 27, ocorreu uma peregrinação da imagem de São João Batista nas famílias da comunidade, seguida de celebração, o encerramento da peregrinação será no dia 14 de junho.

A translado da imagem de São João percorre sobre o bairro Jardim Santarém, com a chegada na Paróquia de São Simão Pedro, bairro Esperança. No dia 16 de junho, o Círio do Padroeiro tem saída da Paróquia de São Simão Pedro percorrendo as ruas: Boa esperança, Quixadá, Hortência, Onze horas, Av: Bartolomeu de Gusmão até a Igreja de São João Batista.

A programação religiosa, no período de 17 a 21 de junho, segue com Ofício Divino às 06h30 e, logo após, tem café da manhã sobre a responsabilidade das CEB`S da comunidade, às 19h30 as Celebrações Eucarísticas têm participações das paróquias: São Raimundo Nonato, São Mateus, Cristo Libertador e Região 3 de Pastoral. Nos dias 22 e 23 de junho, a Paróquia São João Batista é responsável pelas celebrações.

Já no dia 24, último dia da festa, o festejo seguirá com procissão às 19h no bairro Jardim Santarém percorrendo a Travessa Margarida, Rua Girassol, Rua Onze horas e Avenida Bartolomeu de Gusmão até a Igreja, onde na chegada haverá Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo Dom Irineu Roman.

Programação Social

A programação social ocorre período de 20 a 23 de junho, após as celebrações da noite, e terá shows musicais do ministério de música Samba Novo, Banda Hermanos, e concurso de carimbó, concurso de quadrilhas, dança dos jovens da paróquia, além de vendas de iguarias, comidas típicas e rodadas “Show de Prêmios”.

Natividade de São João Batista

No dia 24 de junho a Igreja Católica celebra a Solenidade da Natividade de São João Batista, filho de Isabel que, de acordo com as escrituras bíblicas, é prima de Maria, mãe de Jesus. Portanto, João era considerado primo de Jesus, um dos profetas da antiguidade, e ficou conhecido por realizar batismos no Rio Jordão.

Texto: Riane Batista