Pastoral da Pessoa Idosa

A Pastoral da Pessoa Idosa iniciou em 1993, em um encontro providencial entre a Dra. Zilda Arns Neumam, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança com o Dr. João Batista Lima Filho, medico geriatra presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG. Estes preocupados com os idosos, e com o perfil do povo brasileiro que estava envelhecendo a toda população.

Em 2003, com a Campanha da Fraternidade “Fraternidade e as Pessoas Idosas” e o Lema “Vida – Dignidade e Esperança” concretizou-se a implementação da Pastoral da Pessoa Idosa. No dia 25 de novembro de 2004 foi aprovada o estatuto e oficializada a fundação de mesma, durante a primeira Assembleia Nacional da Pastoral, foram eleitos os conselheiros fiscal e escolhido o nome Pastoral da Pessoa Idosa.

Na então diocese de Santarém, em 6 de fevereiro de 2008, incentivado por Pe. Ademar Santos Ribeiro, realizou-se a 1ª Capacitação de líderes da PPI, sob a orientação da Coordenadora Estadual Ir. Marluce Pereira, da qual participaram várias pessoas das paroquias da Diocese de Santarém, no dia 19 de setembro do mesmo ano foi indicada pelo bispo diocesano Dom Esmeraldo Barreto de Farias para ser a Coordenadora Diocesana a Sra. Zilma Colares, que foi nomeada também pela Coordenação Nacional – Curitiba.

Em sua caminhada de fé e vida junto a população idosa, a PPI vem se expandido e se fortalecendo a cada dia. Presente em todos os estados brasileiros, a Pastoral da Pessoa Idosa acompanha mensalmente milhares de pessoas idosas em todo o Brasil, e em nossa cidade não é diferente, acompanhamos 100 idosos, 86 famílias, em 3 paroquias, com 17 líderes comunitários.

Com isso a Pastoral da Pessoa Idosa tem como objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto realização.

Para realizar seu trabalho, a Pastoral de Pessoa Idosa conta com voluntários que após receber uma capacitação especifica, passam a fazer visita domiciliar as pessoas idosas, partilhando conhecimentos em ações preventivas, estimulando a pratica de bons hábitos na área da saúde, nutrição, educação e cidadania, estimulando a sociabilidade intergeracional, evitando ou reduzindo o grau de isolamento e abandono. A estes voluntários chamamos de líderes comunitários. Para garantir a continuidade e o aperfeiçoamento da missão dos líderes comunitários, adotamos a formação continuada

desses voluntários, que se dá nas próprias comunidades através de reuniões mensais para reflexão e avaliação das ações desenvolvidas com os idosos. Desta forma a PPI procura desenvolve suas atividades diante das comunidades em Santarém.

E assim contamos com o apoio de todos a expandir este serviço e missão tão agradável.

Ayla Maria da Silva Barros Silva

Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa