26 DEZ 2020

Arquidiocese de Santarém ganha mais um sacerdote

Neste sábado, 26 de dezembro, ocorre a ordenação presbiteral do diácono Valdson Nunes da Silva. Será na Igreja de Santo Antônio de Pádua, na comunidade de Jacamim, município de Santarém, às 20h00, pela imposição das mãos de Dom Irineu Roman, CSJ.

Ele presidirá sua primeira missa neste domingo, 27 de dezembro, às 09h00, na Igreja de Santo Antônio de Pádua, na comunidade de Jacamim

Valdson  continua atuando na região de Mojuí dos Campos, e posteriormente será vigário paroquial.

Um pouco sobre Valdson Nunes

Valdson Nunes da Silva nasceu no dia 05 de julho de 1986 na cidade de Belém, capital do Pará, no Hospital e Maternidade N. Sra. de Guadalupe. Filho de Valdecina Nunes da Silva e Ivo José de Lima Maia, o primogênito da família, tendo como irmãos: Ivandson da Silva Maia, Isamara da Silva Maia e Erlen Vasconcelos Linhares. Com 5 meses de vida, Valdson e sua mãe mudam-se para a então Diocese de Santarém, sob as bênçãos de N. Sra. da Conceição, especificamente para a comunidade Jacamim, comunidade com forte espiritualidade mariana. Ainda na infância, Valdson aprendeu a rezar o terço com em família. Gostava de futebol, voleibol, de dançar, cantar e de pedalar na sua bicicleta, mas o que mais gostava era de estudar.

No ano de 2011 enquanto abria as persianas de uma sala no IBAMA, onde trabalhava temporariamente, uma cena mudaria radicalmente seus objetivos e sonhos: viu no rio Tapajós dois pescadores guardando sua rede de pesca. Nesta contemplação sentiu um chamado profundo no coração de largar tudo o que tinha e fazer a vontade de Deus.

Frequentemente, no mês de agosto são promovidos encontros e retiros vocacionais. Em Boa Esperança no ano de 2011 atuavam na missão as Irmãs de São José, as quais chamaram Valdson para um encontro vocacional.  Por providência divina o tema do encontro era: “Siga-me, e eu farei de você pescador de homens.” (Mt 4, 19). Desse momento em diante tomou uma importante decisão: “vou deixar tudo e quero ser padre se assim for a vontade de Deus!” A providência de Deus lhe acompanhou a partir do seu “Sim”. Em outubro desde mesmo ano foi realizado o Sacramento da Crisma no Jacamim. Valdson Nunes era o Catequista dos Crismados naquele ano. Dom Esmeraldo o então bispo de Santarém fez a pergunta quem queria ser padre ou freira. Somente o Catequista Valdson disse que queria. Valdson e Dom Esmeraldo foram convidados a almoçar na casa de uma crismada. Neste momento D. Esmeraldo faria uma entrevista com Valdson com seu caderninho anotava tudo. Ao final da conversa fez um convite: você quer ir para a experiência missionária em Almerim passar 40 dias com este povo? Ele com prontidão aceitou a missão e esta foi maravilhosa da graça de Deus. Ao final da missão Pe. Alaelson Lima, então Reitor do Seminário São Pio X disse que seu nome foi aprovado para entrar para o Seminário e precisaria da Carta de Envio do seu Pároco. Pe. Valdir Serra então Pároco de Mojuí dos Campos assinou a carta para o Valdson. E no dia 05 de fevereiro de 2012 entrava no Seminário.

No dia 19 de março de 2020, Solenidade de São José, entra para o Clero Arquidiocesano, sendo ordenado Diácono da Santa Mãe Igreja junto com quatro irmãos pelas mãos consecratórias de Dom Irineu Roman 1° Arcebispo Metropolitano de Santarém para a glória de Deus!