18 DEZ 2020

Arquidiocese de Santarém ganha mais um sacerdote

Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, ocorre a ordenação presbiteral do diácono Antonio Gualberto Barreto. Será na Igreja N. Sra. do Rosário, bairro Santarenzinho, município de Santarém, às 19h00, pela imposição das mãos de Dom Irineu Roman, CSJ.

O diácono Antonio é o segundo a ser ordenado padre pelo Arcebispo Dom Irineu, e também o segundo padre arquidiocesano. Ele presidirá sua primeira missa neste domingo, 20 de dezembro, às 19h00,  na Igreja de Santo Antonio, bairro Maracanã em Santarém.

Antonio continua atuando na região de Monte Alegre, e posteriormente será vigário paroquial.

Um pouco sobre Antonio Gualberto

Nascimento em 30 de maio de 1978, natural da  Cidade de Oriximiná - Pará é filho de Raimundo Sulho Barreto e  Ildete Pereira Gualberto (ambos falecidos). tem uma família de oito irmãos.

Desde criança iniciou sua caminhada pastoral ainda em Oriximiná. Em 1998, já em Santarém, Gualberto começou a partilhar suas experiências pastorais na Paróquia N. Sra. do Rosário, Santarenzinho. Contribuiu na Catequese, na Comunicação, na Juventude, Liturgia da então Diocese de Santarém. Morando na casa paroquial da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, ajudou os Verbitas em s pastorais no município de Placas, Pará.

O despertar vocacional desde criança em ser padre, o levou a ter seu primeiro contato com o Seminário São Pio X no ano de 2002 quando participou dos encontros vocacionais realizados pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Em janeiro de 2014 foi definitivamente para Seminário concluir o período Propedêutico e de Filosofia. Permaneceu ainda 5 anos no Seminário São Pio X, onde também cursou Teologia pelo Centro Universitário Claretiano.

Durante esse período, passou por diversas comunidades e paróquias, onde fez a experiência do estágio pastoral:

Em 2014, Comunidade do Cedro e Tabocal, ambas na Paroquia São José – Planalto.

Em 2015, na Paroquia Santo Inácio de Loyola, Rio Tapajós, Vila de Boim.

Em 2016, Paroquia Cristo Libertador, Comunidade São José Operário.

Em 2017, Paroquia Santo Antônio de Pádua, Mojui dos Campos.

Em 2018, Área Pastoral Cristo Salvador, Residencial Salvação.

No dia 19 de março de 2016, Antônio foi admitido às Ordem Sacras; no dia 19 de agosto de 2017 recebeu o ministério de Leitor; no dia 7 de dezembro de 2018, o ministério de Acólito e no dia 19 de março de 2020, foi ordenado Diácono.

Desde janeiro de 2019, até os dias atuais, desempenha suas atividades pastorais na Paróquia Cristo Rei, Município de Monte Alegre.

O carinho particular pela comunicação o fez cursar Jornalismo e ser Repórter da Rádio Rural de Santarém.

Antônio Barreto traz para sua vida sacerdotal e para o serviço do povo de Deus a frase: “Verbum servi Domini, pascat in Christo!” Servo da Palavra do Senhor, Apascenta em Cristo!