24 JUN 2025

ORDENAÇÃO DIACONAL: Seminarista de Santarém é ordenado diácono nesta sexta-feira, 27

Image title

Darlison receberá o primeiro grau do sacramento da Ordem, o diaconato. Foto: Divulgação


A Arquidiocese de Santarém ganha neste ano de 2025 mais um diácono para a missão da Igreja. O seminarista Luiz Darlison Costa de Siqueira vai receber o primeiro grau do sacramento da Ordem, o diaconato, nesta sexta, 27 de junho, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista do Cuçari, município de Prainha, sob a imposição das mãos e oração consecratória de Dom Irineu Roman, arcebispo metropolitano. Para sua ordenação diaconal, Luiz Darlison escolheu como lema o trecho bíblico “Eu estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27).

A celebração onde o seminarista será ordenado diácono contará com a presença de padres da arquidiocese, religiosos e religiosas, leigos e leigas, e será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural FM 91,1, Tv Encontro -Canal 26.1 HD, Facebook e Youtube).

Luiz Darlison será diácono transitório, ou seja, um tempo após ser ordenado diácono, ele vai ser ordenado presbítero e se tornará um sacerdote da Arquidiocese de Santarém.

Missão do diácono

Ao receber o primeiro grau do sacramento da Ordem, o diácono tem a missão de exercer a caridade entre o povo de Deus, anunciar a Palavra do Senhor e servir à mesa da eucaristia. No exercício ministerial, o diácono pode batizar, assistir casamentos (presidir a celebração matrimonial) e visitar os doentes. É importante salientar que o diácono não pode conduzir o rito eucarístico, ou seja, não pode presidir a missa, pois ainda não recebeu o segundo grau da Ordem, isto é, o presbiterato.

Image titleSeminarista Luiz Darlison em missão. Foto: Arquivo pessoal


Sobre o futuro diácono

Luiz Darlison Costa de Siqueira, natural da Comunidade de Laranjal — Paróquia de Sant’Ana — Arapixuna, nasceu em Santarém no dia 14 de dezembro de 1988, e é filho de Dionísia Costa de Siqueira e Manoel Ambrósio Vasconcelos de Siqueira.

O jovem seminarista nasceu no seio de uma família muito temente a Deus e católica, a qual, desde sua infância, o instruía e o incentivava a participar das coisas de Deus. “Cresci praticamente dentro da Igreja, ajudando minha comunidade na evangelização de crianças, jovens e adultos”, afirmou.

Por ser um jovem muito atuante, os padres que pela paróquia passavam o incentivavam a fazer experiência no seminário. “Mas minhas respostas sempre foram não, até mesmo o ROV — Retiro de Opção de Vida, cheguei a fazer, mas não me fez mudar de ideia. Entretanto, sentia em meu coração o ardor pela vocação que o abrasava, mas o medo me dominava. Enquanto o sim não saía, fui preenchendo o meu coração como catequista, ministro extraordinário da Comunhão e, por último, secretário da Paróquia de Sant’Ana, durante cinco anos, mas sempre me faltava algo, era como se um vazio dentro de mim não se preenchesse”, relatou Luiz Darlison.

O pré-diácono ressaltou que o SIM para o chamado vocacional veio tempos depois, a partir da Experiência Missionária que aconteceu em 2017 na Paróquia de Sant’Ana, a partir daí ele passou a fazer os encontros vocacionais e no ano seguinte ingressou no seminário e iniciou sua caminhada vocacional no Propedêutico.

Luiz Darlison passou a morar no Seminário São Pio X em Santarém, onde cursou o Propedêutico e a Filosofia, e confessou que os primeiros anos foram muito difíceis ao ter duas perdas, o falecimento de sua mãe e de sua avó. As duas partidas atingiram fortemente o seu coração, “despertando o desejo de largar tudo, mas como, ao entrar, consagrei minha vocação à Nossa Senhora, ela não me deixou fazer tal escolha e deu forças para continuar. Assim, durante três anos em Santarém, fiz minha experiência pastoral no Asilo [Lar] São Vicente de Paulo e na Paróquia de São Pedro, bairro da Esperança”. 

Image title


Darlison vivenciou sete anos de formação morando no seminário. Foto: Arquivo pessoal.


Ao concluir sua formação na cidade de Santarém, o seminarista Luiz Darlison viajou para Belém e foi morar no Seminário Provincial Imaculada Conceição, em Ananindeua, onde cursou Teologia, mais precisamente na Faculdade Católica de Belém – FACBEL. Nesse período, ele fez pastoral na Paróquia São Pio de Pietrelcina e na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, ambas em Marituba - PA.

Durante os sete anos de formação morando no seminário, o seminarista assegurou que foram momentos ricos regados de muitos conhecimentos e aprendizados. “De fato, o seminário nos possibilita uma vivência não só comunitária, mas acadêmica, fraterna e principalmente espiritual, um profundo e verdadeiro mergulhar na intimidade com Deus, nos configurando a cada dia ao seu Filho, Jesus Cristo”.

“Não costumo criar expectativas, mas sigo firme com o propósito pelo qual o Senhor me chamou, servir e evangelizar o povo que Ele confiou a mim, pois ‘Eu estarei no meio deles como aquele que serve’; ser realmente aquele que sente as dores e as alegrias de suas ovelhas, que se suja na lama, se preciso for, para levantar aqueles que precisam e desejam voltar para o Pai, sendo manso e humilde de coração como o Senhor nos pede, e claro, jamais esquecendo o ponto de partida e o motivo do meu sim: contribuir com o Reino e conduzir almas para o céu.

Atualmente, Darlison faz seu Estágio Pastoral, fase que antecede o Diaconato, na Área Pastoral Nossa Senhora de Nazaré Mãe de Jesus, onde tem o Padre Osinaldo Raphael como administrador. Para ele, este momento está sendo um tempo de Deus muito favorável, pois além de estar em um lugar não tão diferente de suas origens, ele afirma que o povo é muito acolhedor, companheiro e disponível no se lançar na evangelização.


Por Aritana Aguiar - Ascom Arquidiocese

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top