17 FEV 2025

Arquidiocese de Santarém ganha novo sacerdote nesta quarta-feira, 19

Image title

O diácono Rafael Luiz Sanches do Nascimento será ordenado sacerdote sob a oração consecratória e imposição das mãos de Dom Irineu Roman, CSJ, Arcebispo Metropolitano de Santarém, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, às 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Graças, em Prainha.

A ordenação do futuro sacerdote da Arquidiocese de Santarém será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (TV Encontro — Canal 26.1, Rádio Rural – 91.1 FM e redes sociais).

No dia seguinte, 20 de fevereiro, o mais novo padre toma posse como pároco da Paróquia N. Sra. das Graças, no município de Prainha, em Santa Missa prevista para iniciar às 19h30.

Primícias sacerdotais

No dia 21 de fevereiro, sexta-feira, o mais novo sacerdote preside sua primeira missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, às 19h30. Depois, no domingo, 23 de fevereiro, o futuro padre Rafael preside três missas: às 8h, na comunidade São Tomé; às 18h, na comunidade São Sebastião e às 19h30, na Igreja Matriz de Prainha.

Sobre o futuro sacerdote

O diácono Rafael Luiz Sanches do Nascimentonasceu em Bragança, estado do Pará, em 20 de janeiro de 1996, mas ainda bem pequeno foi para Prainha, no Pará, onde viveu até o início de sua juventude. No ano de 2015, ao sentir que o chamado de Cristo estava tão forte em seu coração, Rafael decidiu aceitar de bom grado. Fez os encontros vocacionais ao longo do ano de 2015, no Seminário São Pio X, em Santarém, e no ano de 2016, ingressou no Seminário Propedêutico da então Diocese de Santarém.

De 2017 a 2018, Rafael passou para a outra etapa formativa, a etapa do discipulado, ou seja, dos estudos filosóficos, no Seminário São Pio X, em Santarém.

Ao terminar a etapa do discipulado, em 2019, ele fez um estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Distrito do Lago Grande do Curuai/ Santarém–PA). No ano de 2020, começou a etapa da configuração em Belém–PA e, em 2023, concluiu o curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Católica de Belém.

Ele recebeu a Admissão às Ordens Sacras em 2020, o Ministério do Leitorado em 2021, e por fim, o Ministério do Acolitado em 2022.

O diácono Rafael fez seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Graças. No dia 19 de julho de 2024, ele foi ordenado diácono sob a imposição das mãos de Dom Irineu Roman, CSJ, na Catedral Metropolitana de Santarém.

O diácono Rafael esclarece que a presença de um sacerdote na comunidade é essencial: “Ele é o representante de Cristo no meio da comunidade. É ele que está ali se doando para o povo, para que assim tenham contato direto com Deus. E a Igreja é mãe, ela quer cuidar de todos os seus filhos. Como a Igreja cuidou de mim todos esses anos, eu também, em nome da Igreja, pretendo cuidar de cada filho e filha que Deus colocar em minha vida, principalmente na paróquia onde Ele me designou para ser pastor”.

O futuro sacerdote agradece ao Arcebispo, Dom Irineu Roman, “pela confiança e amizade, pelo pastoreio, pela figura paterna que tem comigo. Desde que chegou em nossa arquidiocese sempre ele teve esse cuidado especial comigo. Agradeço por tudo o que ele tem feito em minha vida”.





Por Aritana Aguiar – Ascom Arquidiocese



Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top