09 NOV 2022

Remaria percorre 2 mil quilômetros de Manaus a Santarém

O evento inédito integra a programação do Círio de N. Sra. da Conceição



Por Equipe de Imprensa do Círio

Image title

Remaria do Círio da Conceição de 2021. Foto: Juliene Viana/Setor 1 - Diretoria de Comunicação


Inicia neste domingo (13), em Manaus (AM), a Remaria de Nossa Senhora da Conceição. O evento é uma das novidades da programação oficial da festa da padroeira da Arquidiocese de Santarém.

O evento acontece em parceria com Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (ASCAE). Essa é a 6ª edição da remaria do Círio da Conceição, porém, é a primeira vez que o trajeto irá atravessar as águas de dois estados. Antes, o percurso era de apenas 3 km somente no perímetro de Santarém.

Agora, os atletas vão percorrer 2,117 km, saindo da escadaria do Porto de Manaus, no Amazonas, criando assim a maior peregrinação a remo do Brasil.

A saída de Manaus será após celebração eucarística presidida por Dom José na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, às 8h.  De lá, seguem em procissão até escadaria do porto da capital do Amazonas.

De acordo com Jackson Miranda, da Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (ASCAE), cerca de oito atletas da associação devem participar da peregrinação a remo, revezando o trajeto em caiaques oceânicos duplos, até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição em Santarém, no dia 19 de novembro.

“Nós iremos levar três barcos específicos pra esse tipo de remada em um casco adaptado para Rio Amazonas, duplo oceânico e os nossos atletas estão se preparando então teremos a participação de seis a oito atletas que vão ficar revezando os horários da manhã e da tarde durante a essa peregrinação a remo,” destacou Miranda.

Image title

Remaria do Círio 2021. Foto: Juliene Viana/Setor 1 - Diretoria de Comunicação


Durante o trajeto deve ser feito um trabalho de evangelização, sensibilização e integração regional nas cidades amazonenses de Itaquatiara e Parintins, e as cidades paraenses de Juruti, Óbidos e comunidades ao longo do rio Amazonas e próximas a Santarém.

Para além das homenagens e celebrações, outras atividades vão ser desenvolvidas como palestras educativas sobre segurança na navegação, poluição hídrica e escalpelamento, e cuidados com animais peçonhentos, organizadas pela Marinha e também pelos Grupamentos de Bombeiros das respectivas cidades (Manaus, Parintins, Juruti, Óbidos e Santarém).

A Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (ASCAE) vai abordar sobre águas urbanas e a canoagem enquanto modalidade esportiva e cultural.


Setor 1 - Diretoria de Comunicação

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top